13/02/2011

Novo Encontro de Trios reúne Moraes Moreira e Saulo Fernandes na Praça Castro Alves

A tradicional festa que juntava grandes artistas nas décadas passadas, volta a acontecer em frente a estátua do poeta baiano Castro Alves


O saudoso Encontro de Trios da Praça Castro Alves volta a acontecer em 2011. Em frente a estátua do poeta baiano, o vocalista Saulo Fernandes, da Banda Eva, e Moraes Moreira cantam juntos no último dia de Carnaval. A festa está prevista para começar às 20h, na terça-feira(08). De acordo com Cláudio Tinoco, presidente da Salvador Turismo (Saltur), este será mais que um encontro de trios, será um grande encontro de gerações da música baiana.
Cláudio Tinoco conta que há dois anos vem tentando revitalizar e fortalecer o circuito Osmar: “Em 2009 defendemos uma mudança na composição do local e chegamos a propor uma mudança no circuito, mas esse projeto não foi adiante”. Para o presidente da Saltur, o Carnaval de Salvador é um evento de proporções gigantescas, que evolui de maneira bem própria, aleatória e original. “Em 2010, no encontro de Saulo Fernandes com Moraes Moreira, percebemos que é disso que os foliões gostam. Esse encontro teve bons frutos e quando Saulo manifestou o desejo de sair em um bloco sem cordas vimos a oportunidade de reeditar essa festa”, completou.
Saulo Fernandes está ansioso para um novo encontro com Moraes Moreira. “No ano passado, cantei junto com ele no Carnaval e foi emocionante. Imaginava minha família, que é super musical, vendo essa cena. Estou muito feliz em poder cantar novamente com esse mestre da música, que é, na verdade, o grande responsável por essa história de encontro de trios”, revelou o cantor.
A Saltur realizou uma pesquisa e constatou que o último Encontro de Trios aconteceu há cerca de 10 anos. “Desde o ano 2000 tentam promover outros encontros no local, mas sem o retorno esperado. A exemplo da Varanda do Glauber, que não trouxe uma grande motivação para que o público ali estivesse”, conta Tinoco. Para ele, os foliões do circuito Osmar ficam basicamente concentrados no Campo Grande e com a revitalização do Encontro de Trios o glamour da festa será estendido para a Praça Castro Alves e todo o resto do circuito.
Além de Saulo e Moraes espera-se que outros artistas manifestem o desejo de participar do encontro. “Propomos que a galera chegue e faça um som com a gente. Temos que resgatar e dividir toda essa energia com os foliões”, convida Saulo. Cláudio Tinoco também está confiante: “Quem dera ter um Caetano Veloso ou um Gilberto Gil nessa festa. Além, é claro, da família Macedo”.
A nova edição do Encontro de Trios é uma excelente oportunidade de relembrar os antigos Carnavais, além de ser mais uma opção de entretenimento para o folião pipoca. Resta aguardar e comparecer em peso à festa que encerra a folia momesca na Praça Castro Alves. Encontro marcado, ok?
Momentos marcantes – Nas décadas de 70, 80 e 90, o Encontro de Trios realizado na Praça Castro Alves era considerado o ponto alto do Carnaval de Salvador. O evento reuniu grandes estrelas da música baiana, que fizeram apresentações memoráveis e inesquecíveis. Nomes como Armandinho, Dodô e Osmar, Moraes Moreira, Luís Caldas, Pepeu Gomes, Sarajane e Novos Baianos interagiam, criando um espetáculo à parte na folia  O último grande encontro aconteceu em 1999 e, desde então, a reunião passou a acontecer no Farol da Barra.
Em 1972 aconteceu um dos momentos inesquecíveis do Carnaval de Salvador. Naquele ano, os trios elétricos Caetanave, comandado por Orlando Tapajós, e Saborosa, comandado por Armandinho, se encontraram na Praça Castro Alves. O Caetanave era uma homenagem a Caetano Veloso, recém chegado do exílio. O carro tinha forma de foguete espacial, com alto-falantes em todos os lados e era cercado de lâmpadas coloridas. No encontro, Dodô e Osmar, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia cantaram em coro a música “Chuva, Suor e Cerveja”, de Caetano.

Nenhum comentário: