08/02/2011

Saiba como elaborar um currículo sem erros

Um bom currículo aumenta possibilidades profissionais. As redes sociais também podem funcionar como uma nova ferramenta de seleção

Com a instabilidade do mercado de trabalho, a necessidade de administrar uma carreira profissional é ainda maior. A organização de um bom currículo é um dos passos mais importantes para a conquista de um emprego. Mas para elaborar uma boa apresentação, alguns itens como persistência, paciência, criatividade, motivação e bom senso são essenciais. O professor, escritor e consultor empresarial, Carlos Prates, explica que o início de tudo é preparar um plano de ação. “Faça anotações sobre a sua carreira profissional, focando nas suas principais habilidades e competências profissionais”.

Prates frisa que alguns quesitos devem ser analisados com calma na hora de preencher o currículo. “Os trabalhos temporários, em muitos casos, podem significar que o candidato está em busca de uma vocação profissional. Por outro lado, pode significar que as empresas anteriores não identificaram potencial para efetivá-lo no emprego”, explica o consultor.



Salários almejados, o que também são uma dúvida frequente, devem ficar de fora do documento. “A pretensão salarial só deve conter caso seja solicitado para a empresa ou durante a entrevista. Quando isso ocorre, pode significar que a seleção começa pela pretensão salarial, ou seja, os que tiverem acima do valor oferecido pela empresa, talvez não sejam convidados para a seleção”, ressalta Prates.

Porém, não existe um padrão pré-estabelecido para a confecção de um currículo, mas algumas regras básicas devem ser seguidas. A vice presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Bahia, Patrícia Argolo, diz que para ser considerado atraente para o mercado profissional, um bom currículo deve conter duas folhas, no máximo três, caso se trate de um profissional com uma experiência bastante extensa e qualificada.

Sobre a forma de como o currículo deve ser enviado à empresa, o mesmo deve estar acompanhado de uma carta de apresentação, fazendo um breve relato das competências do candidato. “Não existe nenhum problema em enviá-lo por e-mail, está correto, desde que o mesmo seja personalizado para cada vaga que deseja se candidatar e não disparado aleatoriamente como SPAM”, esclarece a especialista.

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Network – Patrícia também vê o crescimento das redes sociais como uma nova ferramenta de seleção, principalmente o LinkedIn. “É uma excelente ferramenta para divulgação rápida do currículo, pois em minutos você pode se comunicar com muitas pessoas e empresas”. Porém, as redes sociais devem ser usadas com cautela por aqueles que pretendem utilizar as ferramentas para conseguir um emprego. A jornalista Socorro Macêdo, sócia-proprietária da Le Fil, Assessoria Estratégica em Mídias Sociais e Gestão de Conteúdo, conta que as empresas fazem uma análise do perfil do candidato, considerando inclusive quem eles seguem e o que publicam. “É preciso ter cuidado e analisar sempre o que vai postar antes de atualizar qualquer rede social”, alerta a jornalista.

A dica de Socorro para quem quer conseguir um emprego através das novas mídias também é o LinkedIn. “É a rede social com foco em relacionamento profissional e é um ótimo caminho para começar a buscar oportunidades e se relacionar”. Em relação às empresas, ela acredita na necessidade de um acompanhamento mais criterioso. “Elas precisam, antes de tudo, planejar, realizar um estudo sobre a marca nas redes a partir de indicadores, traçar estratégias e diretrizes para atuar nas redes sociais. Também é necessário acompanhar diariamente o que se fala sobre a marca e se relacionar com o público. É preciso interagir. Não interessam ao consumidor assuntos tão institucionais”, explica Socorro. Fonte: Ibahia.

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