20/03/2011

Conhecendo a Bahia: Itacaré

Caractéristicas


Itacaré, bem no meio do litoral sul baiano, tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro. A faixa costeira revela o encontro entre coqueiros, manguezais, praias de águas cristalinas, rios, cachoeiras, trilhas e a cidade com o povo espontâneo e sorridente que está em cada esquina confirmando as boas vindas.

Aqui não faltam opções de diversão e lazer para qualquer idade. Reconhecida como um dos melhores picos de surfe do Estado da Bahia, Itacaré recebe durante o ano todo gente do mundo inteiro, que vem desfrutar da energia que é estar em contato em tempo integral com a natureza seja nas praias, trilhas, cachoeiras ou passeios pelo Rio de Contas.

Pontos Turísticos
Praia da Engenhoca - Linda praia deserta cercada por coqueiros e Mata Atlântica. Um riacho desemboca no canto sul. Tem boas ondas e é bastante frequendada por surfistas.


Praia da Tiririca - É o “point” do surf na cidade com ondas fortes, muita gente bonita e saudável.É considerado o melhor pico de ondas da Bahia.




Praia de Itacarezinho - Apesar do diminutivo, a praia é imensa. São 3,5 km de extensão, muitos coqueiros e ondas boas para surfar que podem ser vistos por um mirante estratégico com vista para toda a praia. É um ponto de desova de tartarugas marinhas. Na ponta norte, também chamada de Camboinha, uma cascata de água doce desce da mata e cai diretamente na areia. A praia possui hotel, bar e restaurante.

Praia do Resende - Perto do centro e com pequena estrutura informal, a Praia do Resende fica em uma área de proteção visual com regras rígidas para construções.

Por isso a pequena enseada é uma das mais tranqüilas de Itacaré com um gramado ideal para tirar um cochilo e no verão desfrutar de uma relaxante massagem.



Prainha - É o cartão postal de Itacaré e não por acaso. Está entre as 10 praias mais lindas do Brasil.


Praia da Coroinha ou da Coroa - É a orla da cidade, com casarios históricos, antigo atracadouro dos barcos que transportavam o cacau.


Rio De Contas - É um capítulo à parte na vida de Itacaré. Ele nasce a 1.500 metros de altitude, na majestosa Serra da Tromba (Município de Piatã) na Chapada Diamantina, e percorre cerca de 620 km até atingir Itacaré. Sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 53.334 km², o que corresponde a 10,2% do território estadual.

Subindo de Itacaré em direção a Taboquinhas maravilhosas cachoeiras como a do Cleandro e Pancada Grande oferecem banhos refrescantes em perfeito contato com a mata Atlântica. Manguezais, bromélias, pássaros, ilhotas completam a atmosfera perfeita deste inigualável berçário de vida e cor. Restaurantes típicos em suas margens, entre coqueirais recebem com iguarias e simpatia típica desta localidade. Águas cristalinas, temperatura agradável, amplas margens, o Rio de Contas do interior até seu deságue nas praias de Itacaré oferece um espetáculo de águas deslumbrante que nos conta a história da Bahia.

Como se pode imaginar, o rio foi, durante muito tempo, a principal via de interligação dos diversos povoados de Itacaré e de outros municípios. Hoje, o Rio de Contas é um atrativo turístico importantíssimo; através dele podemos, por exemplo, entrar em contato com o mangue, que segundo os estudiosos é o berço de toda a vida. Além disso, ele também é a via de acesso para vários outros atrativos – pesca esportiva, cachoeiras e rafting, por exemplo.
Vida Noturna

Em Itacaré “não tem tempo ruim”. Todos os dias, na temporada ou fora dela, sempre têm um agito noturno. Pode ser uma saída mais light pra ver a lua nascer num cantinho da Praia da Concha; uma música ao vivo num bom restaurante ou uma balada mais quente com forró ou reggae, os estilos mais comuns na noite itacareense. Mas para aqueles que gostam de variedade a Pituba é o principal ponto de encontro entre turistas e nativos para decidir o que fazer na noite.

Num movimento constante e intenso nos bares e restaurantes, aprender a dançar pode ser fácil e prazeroso. O que não falta é a ginga e a vontade dos baianos para ensinar. Entre um drink e outro, além do reggae e do forró, o rock também é uma ótima opção de encontro entre gerações e gostos.

Além disso, aqui e ali sempre tem uma festinha alternativa, com violão e percussão, e muita gente disposta a dançar na areia até o dia clarear.

Quem prefere uma balada noturna mais leve, encontrará opções que funcionam entre 19 e 1h. As festas e shows começam entre as 22 e 23h e, na maioria das vezes, não tem hora para acabar. Alguns lugares costumam ficar no auge entre 1h00 e 2h30. Por isso, muitos preferem jantar mais cedo, descansar um pouco e sair mais tarde, cheios de disposição para a longa noite.

O que mais chama a atenção é a diversidade de cores, luzes e formas. Ambientes bem decorados, típicos, refinados. No auge da animação é impossível ficar parado. Para quem gosta de música eletrônica existem várias opções de festas ao ar livre e em lugares específicos, principalmente no verão. É também nesta época que vários shows são realizados na cidade.

Fonte: Portal Itacaré

Nenhum comentário: