16/03/11

Veja o passo a passo para reproduzir orquídeas de açúcar

Ingredientes:
25ml (5 colheres de sopa) de água morna
10ml (2 colheres de sopa) de gelatina em pó sem sabor e incolor
500g de açucar impalpável
15ml (3 colheres de sopa) de Goma Adragante ou 10ml (2 colheres de sopa) de goma CMC
10ml (2 colheres de sopa) de glucose em pasta
10ml (2 colheres de sopa) de gordura vegetal hidrogenada
1 clara de ovo média

Modo de Preparo:

Misture a água e a gelatina em um recipiente que possa posteriormente ser levado ao banho-maria e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, no bowl da batedeira misture o açúcar impalpável e a Goma escolhida.

Leve o recipiente de gelatina ao banho-maria, espere dissolver completamente e acrescente a glucose.

Após a glucose ter dissolvido, acrescente a gordura vegetal, e mantenha em banho-maria até todos os ingredientes estarem dissolvidos por completo. Coloque o bowl da batedeira com o açúcar e a goma e leve para bater com o batedor de massas médias ou pesadas, aos poucos vá acrescentando a mistura de gelatina e a clara de ovo. Vá batendo aos poucos e assim que tudo estiver misturo, aumente a velocidade da batedeira.

Retire a massa da batedeira, trabalhe um pouco com ela sobre a bancada e se for necessário, acrescente mais açúcar impalpável. Faça pequenas bolinhas e passe gordura vegetal por fora para que a massa não seque, embale bem em filme plástico. Se for usar no mesmo dia, aguarde pelo menos 12 horas para que ela mature, caso contrário, congele a massa embalada.

Passo a Passo:
Materiais
Massa branca, bege claro, arames brancos Nº 26, 24 e 22, corante líquido bordô ou pasta gel dissolvido, corantes em pó em tons de amarelo, verde, púrpura e rosa cereja.

Equipamentos
Kit de cortadores para Orquídea Cymbidium, Marcador de pétala e garganta de Cymbidium, pinças, pincéis, fita floral.

Estrutura:
Garganta
Comece fazendo a antera, faça uma bolinha com massa bege clara e alongue-a. Insira o arame branco Nº22 umedecido, boleie internamente com um boleador pequeno para que fique ovalado, com a ferramenta agulha marque dois veios superiores. Deixe secar Pinte no tom da flor que estiver fazendo. Para a flor da foto, pinte com corante púrpura na parte de fora e amarelo na parte interna. Faça uma bolinha bem pequena e cole na ponta da antera, marque no meio com um bisturi ou ferramenta agulha. Faça pequenos pontos na parte interna. Abra a massa bege deixando meio da massa levemente mais grosso, corte com o cortador de garaganta de cymbidium, leve para o pad e afine as bordas. Leve para o marcador e pressione bem. Com a antera já seca, passe clara nas laterais a na extremidade traseira, encaixe a garganta fixando apenas onde passou clara. Deixe secar.

Cores
Para pintar com a cor da flor da foto, pinte levemente a parte externa com corante em pó verde limão e amarelo. A parte central interna deve ser pintada de amarelo. Com corante líquído bordô e pincel número 000, pinte os detalhes como na foto.

Pétalas
Abra a massa bege claro com o método de aramar I (página 10) e use arame floral branco Nº26. Corte com o cortador de pétala de cymbidium, boleie as pontas, marque com o marcador e deixe secar sobre algodão. Faça duas.

Sépalas

Faça da mesma maneira que as pétalas, a diferença é que deve usar o cortador de sépalas. Faça três.

Botões
Com o arame verde Nº22 ou 24, faça uma pequena curva na ponta e umedeça na clara. Faça a forma cone-cone de modo a deixar bem gordinho e uma das pontas maiores, insira no arame, com a ferramenta agulha faça três secções. Pinte-os com corante em pó verde limão, amarelo e púrpura.

Folhas
Use o método II para aramar a massa verde, corte com carretilha de corte folhas longas e bem compridas em diversos tamanhos. Afine as pontas com boleador e pad, e as deixe secar com formatos variados. Pinte-as com verde escuro e passe no vapor. Passe verniz comestível diluído em álcool de cereais.

Montagem

A partir  da garganta, fixe com fita flora verde claro primeiramente as pétalas, uma de um lado e outra de outro lado. Depois coloque as sépalas nos locais vazios. Quando for montar um aramo, comece colocando os botões do menos para os maiores, e depois encaixe as orquídeas já prontas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante prá carammba!
Helena