10/07/2011

10 de julho: hoje comemoramos o Dia da Pizza

Há quem diga que a história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

No início, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza não era redonda, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população.

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

No Brasil

A fama atravessou o oceano e chegou por aqui da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser apreciada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 50, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, escolheu-se o dia 10 de julho para comemorar o dia dela.

Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas. Aos poucos, foi-se espalhando pela cidade de São Paulo e as pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de mussarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diferentes versões.

Pizza de salmão, alho-poró e brie (sugestão da Marcomar)

Ingredientes:
600g de salmão para recheio
1 xícara de chá de alho-poró
1 colher de sopa rasa de pimenta verde em grãos
1 dose de gim
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
4 tomates picados e temperados com sal e orégano
1 massa para pizza de aproximadamente 350g
200g de queijo brie em cubinhos

Modo de Preparo: Refogue o alho-poró com o azeite e a manteiga, junte o salmão, o sal e assim que mudar de cor, o gim. Deixe evaporar e reserve.  Montagem: abra a massa com o rolo, coloque o tomate até próximo das bordas, cubra com o refogado de salmão e alho-poró. Distribua os cubos de queijo brie pela pizza e polvilhe com os grãos de pimenta verde. Asse cuidando para que esteja dourada por igual e com o fundo bem sequinho. Sirva imediatamente.


Pizza de Carne Seca e Azeitona
(sugestão Salsaretti)

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias em rodelas
200g de carne seca cozida e desfiada
1 lata de azeitona
1 disco médio de pizza
100g de requeijão cremoso

Modo de Preparo: 
Aqueça o azeite e doure rapidamente a cebola. Junte a carne seca e a azeitona, reservando 2 colheres (sopa) para passar no disco de pizza. Refogue um pouco. Sobre o disco de pizza, passe as 2 colheres reservadas. Distribua o refogado de carne seca e o requeijão cremoso. Leve ao forno médio (180°C) até que o requeijão derreta. Sirva a seguir.


Calzone de Mussarela, presunto e champignon

Ingredientes
 
Massa:3 tabletes de fermento fresco (45g)
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de açúcar
1 xícara (chá) de água morna
½ xícara (chá) de leite
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio:
300g de mussarela ralada
1 xícara (chá) de champignon em fatias
300g de presunto ralado
100g de requeijão cremoso (catupiry)
1 lata de molho de tomate
1 ovo batido para pincelar

Modo de Preparo:
Massa: misture bem o fermento com o sal e o açúcar até obter uma pasta. Acrescente os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Junte a farinha aos poucos, mexendo bem com as mãos até que forme uma massa homogênea. Deixe descansar até dobrar de volume. Divida a massa em dois, abra, com a ajuda de um rolo, um disco de aproximadamente 20cm de diâmetro. Distribua o recheio sobre metade de cada disco, espalhando o molho de tomate sobre o recheio. Dobre a massa ao meio, fechando bem as laterais. Pincele com o ovo batido e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que esteja bem dourado. Sirva a seguir.


Bruschetta Caprese ao Basílico

Ingredientes:
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pão italiano (filão) em fatias médias

Pesto:
1 maço de manjericão
1 xícara (chá) de azeite de oliva
50g de nozes picadas
50g de queijo parmesão ralado
400g de mussarela de búfala em bolas
1 vidro de Basílico
Folhinhas de manjericão para decorar

Modo de Preparo:
Em uma frigideira média, esfregue o dente de alho no fundo. Aqueça as 2 colheres de azeite e doure as fatias de pão. Reserve.
Pesto: bata no liquidificador, o manjericão, o azeite, as nozes e o queijo parmesão até triturar um pouco. Reserve. Corte a mussarela de búfala em fatias e reserve.

Montagem: sobre as fatias de pão, coloque aproximadamente 1 colher (sopa) do Basílico, a mussarela de búfala fatiada, o pesto e decore com folhinhas de manjericão. Sirva a seguir.


Pizza Cinco Pestos (sugestão do Restaurante Floriano)

Ingredientes:
Pesto de manjericão:
20 folhas de manjericão
20 ml de azeite de oliva
15 g de parmesão
Sal grosso a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve

Pesto de rúcula:
6 folhas de rúcula
20 ml de azeite de oliva
15 g de parmesão
Sal grosso a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve

Pesto de tomate seco:
2 tomates secos
10 ml de azeite de oliva
Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve

Tapenade de azeitona preta:
5 azeitonas Kalamata sem caroço
Bata no liquidificador e reserve

Tapenade de azeitona verde:
Cinco azeitonas Gordal sem caroço
Bata no liquidificador e reserve

Montagem:
Depois de assar a pizza com molho de tomate, disponha os pestos e as tapenades de forma concêntrica no disco, do centro para as bordas. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário: