08/07/2011

Ações da Gol sobem com rumores sobre compra da Webjet

As ações da Gol eram negociadas com valorização na tarde desta sexta-feira (8), impulsionadas por rumores de que a companhia aérea deve anunciar a compra da concorrente Webjet, pertencente ao empresário Guilherme Paulus, acionista minoritário, fundador e presidente do conselho de administração da operadora de turismo CVC.

A informação de que há negociações entre as duas empresas foi confirmada pela Gol por volta das 14h55 desta tarde, por meio de fato relevante enviado ao mercado . Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Webjet disse que a empresa deve se pronunciar sobre o assunto ainda nesta sexta-feira.
Em nota, a Gol afirmou "ao mercado em geral que está em tratativas com a Webjet Linhas Aéreas S.A  e que, havendo qualquer Fato Relevante necessário, este será anunciado ao mercado".

Paulus é o único acionista da Webjet. Em janeiro do ano passado, o empresário vendeu participação de 63,6% da CVC para o grupo norte-americano Carlyle.

Por volta das 14h, os papéis preferenciais da companhia registravam alta de 4,03%, a R$ 19,87. No mesmo horário, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía cerca de 1,10%.

A informação de que o negócio será realizado foi divulgada às 12h58 pela Aero Magazine.
Até o início da tarde, as ações acompanhavam o movimento de baixa registrado na Bovespa nesta sexta-feira.

Participação das companhias
A Webjet é a quarta maior companhia aérea do país, com 5,16% do fluxo de passageiros em voos domésticos em maio, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. A Gol, a segunda maior empresa brasileira, teve 35,39% da demanda doméstica em maio. Juntas, as duas empresas responderam por 40,55% do mercado brasileiro.

A TAM, por sua vez, ficou com 44,43% do mercado nacional em maio. A Gol comprou a Webjet, segundo a fonte, por causa dos horários de pouso e decolagem (slots, no jargão do setor) em aeroportos que já estão com sua capacidade no limite, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) e Santos Dumont, no Rio.

Valorização
De acordo com a analista de investimento da corretora SLW, Rosângela Ribeiro, a alta é um movimento atípico, já que os papéis da companhia, avalia, estavam desvalorizados nos últimos dias.

"As ações da Gol estavam muito baratas, excessivamente descontadas. Por isso que, mesmo sem a confirmação do negócio, sem saber se comprou mal ou bem, de onde a Gol vai tirar o dinheiro, o mercado já está subindo porque era a justificativa que faltava para valorizar a ação”, diz a analista.

(Com informações do Valor Online)

Nenhum comentário: