06/07/2011

Artigo: O PMDB, a FUG e a qualificação na Política

Este artigo foi publicado  no jornal Vale do Itaúnas, de Conceição da Barra, Espírito Santo, no dia 1º de julho de 2011.

(*) Carlos Quartezani


Se quiser receber a atenção dos amigos, seja numa mesa de bar, na fila do banco, do supermercado ou até mesmo numa reunião de sua igreja, é só emitir uma opinião negativa acerca da política e dos políticos. Nada pode ser tão unânime nessas reuniões quanto um comentário sobre o “aumento que os políticos deram a si mesmos” ou “o rombo dos partidos será coberto com recurso público”.

De fato, são duas informações muito negativas e, a bem da verdade, reais, entretanto, o que não podemos nos esquecer é que tudo isso que acontece na política, tem uma razão de ser. Quem se importa com a política? Quem está preocupado em impedir que fatos como estes se repitam? Nós estamos sempre a procura de culpados quanto ao leite que se derramou... como se achar culpados, pudesse fazer com que o leite voltasse ao vasilhame.

As pessoas não se importam com a política, assim como não se importam se a merenda escolar é de qualidade, ou se os professores estão ensinando utilizando os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação, enfim, assuntos que não fazem parte de seu cotidiano, porque estão ocupados demais no seu trabalho. Mas os “políticos” estão envolvidos com estes e outros assuntos que fazem com que os direitos constitucionalmente garantidos sejam, de fato, exercidos. Quer as demais pessoas saibam disso, ou não. Alguém já viu a atuação de um Conselho Municipal da Merenda, exemplar, virar manchete de jornal? Creio que não...

Entretanto, tão importante quanto trabalhar no banco, numa loja ou num supermercado, para atender as pessoas e fazer com que os produtos cheguem às nossas casas, é estar antenado ao que acontece na política. E quando digo POLÍTICA falo da participação das pessoas nas decisões políticas do dia-a-dia, dos Conselhos Municipais, da vida partidária, dos Sindicatos, enfim, de tudo que se relaciona à nossa participação na constante construção da sociedade, e não apenas ao que é dito na TV e nos jornais em geral.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB, através de sua Fundação cujo nome é uma homenagem a um dos grandes políticos brasileiros, Ulysses Guimarães, vem dando a sua contribuição na medida em que está permitindo que as pessoas possam ter acesso ao conhecimento do que é a política e a sua aplicabilidade, através de cursos de formação à distância, o EAD. As aulas gravadas em DVD’s com professores renomados da UnB (Universidade de Brasília), UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), são a ferramenta que a Fundação Ulysses Guimarães está oferecendo a todos, não só aos filiados do PMDB, para que tenham condição de se preparar para as candidaturas aos cargos eletivos, ou, simplesmente entender como funciona a verdadeira participação do cidadão numa sociedade democrática.

Sim, é preciso qualificação para tudo. Para ser empresário, artista, prestador de serviços, e tantas outras atividades na sociedade, e, na política, não é diferente. Precisamos de bons quadros nos partidos para que quando um projeto político sair vencedor das urnas, as pessoas que colaboraram nesse projeto, estejam devidamente capacitadas para pôr em prática tudo o que foi oferecido à população quando das campanhas eleitorais.

O PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães estão mais uma vez sendo pioneiros de um projeto que visa o bem de todos, a partir do momento que descortina a atividade política, mostrando através dos cursos à distância como deveria, verdadeiramente, funcionar na sua essência.

Participe dos cursos! Procure o PMDB de sua cidade e informe-se sobre este grande projeto de inclusão social, oferecido através da Fundação Ulysses Guimarães, a todos os brasileiros.

*Presidente do PMDB de Conceição da Barra e Coordenador dos Cursos da FUG no norte do ES.

Nenhum comentário: