06/07/2011

Facebook bloqueia ferramenta de exportação de contatos para o Google+

O Facebook bloqueou uma ferramenta destinada a exportações de contatos da rede social para o Google+. No entanto, o desenvolvedor da ferramenta Friend Explorer diz trabalhar em uma nova ferramenta para burlar as restrições do Facebook.

"O Facebook está se esforçando em não permitir que você exporte seus amigos. Eles começaram a remover e-mails de seus amigos do seu perfil hoje, 5 de julho (ontem). O Facebook está tentando arduamente impedir que você exporte sua lista de contatos", advertiu Mohamed Mansour, desenvolvedor do plugin de exportação de contatos do Facebook, uma extensão do Google Chrome, que automatizava o processo de extração de dados.
A ferramenta permitia que os usuários salvassem informações de seus contatos, como e-mail, endereços, aniversários, números de telefone e outras informações em um arquivo de texto para importá-los para o Gmail. Isto tornava mais simples, para os novos usuários do Google+, a construção da rede de contatos a partir do Facebook.
O Friend Exporter, porém, viola os termos dos Facebook. Um dos itens informa: "Você não coletará conteúdo ou informações de usuários, ou acessará o Facebook de outra forma, utilizando meios automáticos (como bots de coleta, robôs, spiders ou scrapers) sem permissão." 

Nenhum comentário: