04/07/2011

Flerte virtual é traição?

Você está na internet atualizando seu Facebook ou simplesmente conversando com os amigos pelo Messenger. De repente, uma pessoa desconhecida o adiciona e você passa a interagir com ela. Isso poderia ser considerado uma traição? Para muitos, a internet é uma “perigosa” ferramenta para acabar com um relacionamento.

Autora do livro “O amor está na rede”, a consultora em relacionamentos Erica Queiroz afirma que “uma conversa online” pode ser considerada traição. “No meu entendimento, ocorre uma interação entre duas pessoas. É um assunto bem complicado. Muitos se consideram culpados por interagir com outro na internet. Alguns acham normal, pois não ocorreu ‘contato físico’.”

De acordo com Erica, a facilidade para “pular a cerca” na internet é grande. “O que acontece é que as pessoas estão o tempo todo online. E se uma pessoa procura fazer as coisas escondidas, com segundas intenções, então o ato pode ser considerado traição. Mesmo que não ocorra contato físico, é como se estivesse realizando.”

A consultora também diz que as pessoas podem perceber se o parceiro está tendo um “caso virtual” pela forma como ele atualiza as páginas de relacionamento. “Muitos deixam o perfil aberto e têm a ingenuidade de adicionar o outro e curtir tudo o que ele faz, ou comentar fotos, ou interagir com ele. Se essa movimentação for anormal, o parceiro acabará descobrindo com o passar do tempo.”

Quem está traindo mais?
Atualmente, não existe tanta diferença entre homens e mulheres quando o assunto é traição, como explica Erica. “Há 10 anos, era possível afirmar que os homens traíam mais. Mas essa diferença diminuiu bastante hoje em dia. Pela minha experiência com os casais, posso dizer que os dois atuam da mesma forma, tanto no virtual quanto no real.”

Sexo virtual é traição?
Outra polêmica abordada por Erica é o sexo virtual, prática comum em tempos atuais. “É uma situação complicada também. Quando você assiste um filme erótico, você está sozinho e não tem ninguém para interagir. Agora, no sexo virtual você tem uma interação com outra pessoa, então pode ser mais complicado.”

Nenhum comentário: