07/07/2011

Ibope começa a medir audiência no celular; resultados serão divulgados em 2012

Com expectativa de ter até 2014 cerca de 50 milhões de celulares no país com acesso à TV Digital, o Ibope vai começar a medir audiência desse segmento.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a nova metodologia será implantada em parceria com a Samsung e a Vivo. O painel de estudo terá inicialmente dois mil participantes, maiores de 15 anos, na Grande São Paulo.

A pesquisa trará informações sobre o uso da TV digital no celular, os programas mais vistos, o percentual de pessoas que usam a TV via celular e os horários de maior acesso, entre outras.

Diferentemente da medição de audiência em televisores convencionais, a medição da TV digital no celular não terá uma amostragem baseada nos dados do censo demográfico do país, como classe social e idade.

O medidor estará em novos aparelhos de celular desenhados em parceria com o instituto e disponibilizados para a venda. Os compradores destes celulares, que farão parte da amostragem, deverão autorizar sua participação na pesquisa. Os resultados serão divulgados para o mercado em 2012.

Nenhum comentário: