16/08/2011

Exposição de artes visuais e show relembram Raul Seixas em Salvador



Raulseixistas de primeira hora, fãs e apreciadores da arte perdida de incomodar têm não apenas um, mas dois encontros marcados para esta semana. O primeiro é a abertura da exposição 11 + 22 + 44, em homenagem a Raulzito & Os Panteras, nesta quarta-feira (17), às 19 horas. E o segundo é o show Quarenta e Quatro, dos próprios Panteras, no Teatro Vila Velha, quinta.
A profusão de números nos títulos da mostra e do show se explica: 44 anos do primeiro LP de Raul Seixas (com Os Panteras), 22 anos da morte do cantor e 11 artistas plásticos na homenagem. “A ideia (da exposição) é despertar nas pessoas a ideia de que o que Raul dizia era algo além, algo que nunca se perdeu”, explica o organizador Leonel Mattos.
“Raul dizia que tinha nascido há dez mil anos, mas, na verdade, ele era o cara do futuro, aquele que ainda vai nascer”, arrisca Leonel, cujo ateliê no Rio Vermelho abriga a mostra.

A exposição, bastante diversa, traz os artistas Celso Cunha, Gustavo Moreno, Miguel Cordeiro, Jayme Figura, Vauluizo Bezerra, Ricardo Franco, Bel Borba, Almandrade, Ramiro Bernabó, Leonel Mattos e Carlínio, cada qual com sua visão do homem (ou da obra de Raul).

Entre os destaques, pode-se apontar a perfeita Mosca na Sopa de Celso Cunha, o painel street art de Miguel Cordeiro, o Raul quase naïf de Jayme Figura e o terno figurativismo de Ricardo Franco – mas a mostra como um todo merece aplausos.

Os Panteras Na vernissage, Os Panteras fazem pocket show – e aproveitam para esquentar os motores para o show completo que fazem no dia seguinte, no Teatro Vila Velha. “Vamos tocar as músicas do LP (Raulzito & Os Panteras), e mais algumas canções novas”, conta o baterista Carleba. “E também músicas dos Beatles, Little Richard, Elvis, algumas coisas da época”, diz.

Carleba, Eládio (voz e guitarra) e Mariano (baixo) tocam acompanhados por duas feras da cena atual: Eric Assmar (guitarra) e Tadeu Mascarenhas (teclados). O último também pilota a produção do novo álbum do trio. “As bases já estão gravadas, só faltam os vocais e alguns solos. Esperamos que qualquer coisa possa acontecer. Inclusive nada”, brinca Eládio.

Eventos:


Exposição 11 + 22 + 44
Local: Ateliê de Leonel Mattos (R. Guedes Cabral, 155, Rio Vermelho)
Data: de 17 a 31/08


Os Panteras - Show Quarenta e Quatro 
Local: Teatro Vila Velha
Data: quinta-feira (18), 20 horas
Ingresso: R$ 20


Nenhum comentário: