17/08/2011

Fiat Uno Sporting Foca nos Jovens Ligados em Visual

Quem entende de moda sabe muito bem que uma boa maquiagem e acessórios adequados transformam qualquer mulher. O mesmo acontece com os automóveis. O fabricante investe em enfeites, coloca um equipamento a mais, rodas bem trabalhadas e lá está a nova versão do veículo. Esse é o caso do Uno Sporting, que nada mais é do que o mesmo novo Uno, só que recheado de pequenos detalhes. Verdade que o compacto teve o conjunto de suspensão recalibrado, sendo rebaixado em 20mm, mas daí para frente nada mudou. Vale o motor 1.4l de 85 cv usando gasolina e 88 cv abastecido com etanol.

Ainda que a Fiat não tenha procurado dar a esta versão características mais próximas da esportividade, o Uno Sporting traz de série um pacote bem interessante de equipamentos, como farois com máscara negra e lanternas traseiras escurecidas. Na traseira, lanternas com lentes escurecidas, escapamento com saída dupla e capa cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho esportivo, e o spoiler preto no alto da tampa do porta-malas. Para complementar o visual, faixas quadriculadas nas laterais. Por dentro, bancos com costura destacada e volante revestido em couro. Já o airbag duplo, ABS e ar-condicionado integram a lista de opcionais do modelo avaliado.

Por mais “maquiado” que esteja, ao girar a chave de ignição o motorista irá lembrar em qual carro está. Ou seja, esportividade é um estado de espírito. Mesmo assim a versão tem pontos destacados, como o pacote de acessórios. A cobertura do volante em couro facilita a pegada do condutor, o acabamento interno não compromete e os instrumentos são de fácil visualização. Ruim nesta parte é a localização do acionamento dos vidros elétricos: ficam no painel. Se o motorista não prestar muita atenção vai ficar procurando por um bom tempo uma maneira de abrir as janelas.

Em termos de desempenho o Uno Sporting não chega a emocionar, mas atende de maneira perfeita quem roda nos centros urbanos e gosta de ter um veículo com aparência diferente. Tem espaço digno para quatro pessoas e um porta-malas com capacidade aceitável para bagagens. Entretanto, o motorista deve saber que as irregularidades do piso são sentidas bem mais do que na versão convencional. A culpa está na recalibragem da suspensão. Em compensação, essa alteração serviu para deixar o carrinho mais firme nas curvas mais fechadas, como pode ser sentido no trecho de estrada.

Um ponto que pesou bastante na avaliação foi o consumo de combustível. Utilizando etanol, o Uno Sporting andou na faixa de 6.6 km/l em trecho urbano e na estrada, andando na média de 100 km/h e sem o uso do ar condicionado, ficou por volta de 10,5 km/l, segundo o computador de bordo. Em resumo: se o que vale mais for a aparência, a versão esportiva acaba satisfazendo o consumidor.

NOTAS:
Motor e câmbio: 7
Dirigibilidade: 7
Conforto: 7
Segurança: 7
Design: 8
Custo/benefício: 7
Nota final: 7,2

FICHA TÉCNICA:
Motor: Flex, dianteiro, 1.368 cm³, quatro cilindros, 8V. 88 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm.
Suspensão: dianteira tipo MacPherson, independente, com braços oscilantes transversais.Traseira com eixo de torção e molas helicoidais.
Dimensões: 3,70 metros de comprimento, 1,67 m de largura, 1,48 m de altura e 2,37 m de entreeixos. Porta-malas de 280 litros. Peso de 955 kg.
Preço: R$ 33.970.

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