05/08/2011

Hoje é o Dia Internacional da Cerveja!

Ei você que achou que hoje dia 05 de Agosto de 2011 seria uma sexta feira como todas as outras, esta enganado meu caro leitor, hoje é um dos dias mais importantes para os fieis consumidores da bebida mais famosa e social do mundo a cerveja, seja ela clara ou escura, hoje é um dia para ser celebrado.

Essa bebida tão adorada e respeitada é produzida a partir da fermentação de materiais como amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo.  O lúpulo que é o responsável pela liberação de resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Seu preparo inclui a água que é a parte principal do processo, uma vez que a água corresponde a 90% da composição da cerveja.
Hoje em dia, existem vários tipos de cerveja e vamos caracterizá-las como “famílias e tipo de cerveja” e elas se diferem pelo tipo de levedura que é utilizado em sua atuação durante o processo, com isso, preparamos um pequeno manual para você mostrar aos seus companheiros cervejeiros o quanto você entende da sua bebida favorita.

Família LAGERS:

As lagers (em especial as claras) são, provavelmente, o tipo mais comum de cerveja consumida. Elas são originária Alemanha. É uma cerveja de baixa fermentação, tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono, normalmente são cervejas douradas, mas também temos as variações escuras.
Exemplos de Lagers:
  • Pilsen: cerveja clara, filtrada, leve amargor, original da cidade de Pilsen.
  • Malzbier: malte caramelizado, cerveja escura e adocicada.
  • Bock: cerveja avermelhada, teor alcoólico entre 6%.
Continue lendo...

Nenhum comentário: