16/08/2011

Presidente Dilma anuncia criação de duas universidades federais na Bahia


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (16), no Palácio do Planalto, a criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campi universitários e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica no país.
A Bahia ganha mais duas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), dentro do plano de expansão da rede federal de educação superior, e profissional e tecnológica.
Serão criadas a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães; além de IFETs em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) também terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana. Foi confirmada ainda a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) na Bahia.
As outras novas universidades federais serão instaladas no Pará e no Ceará.

Novos campiA Universidade Federal da Bahia transfere o campus Barreiras para a Ufoba, a Universidade Federal do Ceará transfere três de seus campi para a Universidade Federal da Região do Cariri e a Universidade Federal do Pará transfere para a Unifesspa o campus Marabá. 
No conjunto, as quatro novas universidades federais terão 17 campi, dos quais 12 serão criados.

Institutos FederaisPrefeitos de diversos municípios e o governador do Distrito Federal assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.
A previsão é de que todas as unidades estejam em funcionamento até 2014, de acordo com MEC. A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção com término previsto para o final de 2012.

Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional. As informações são da Presidência da República e da Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom).

Nenhum comentário: