08/08/2011

VW New Beetle cresce e fica mais masculino

Conheça a nova geração do modelo, que virá ao Brasil com motor 2.0 de 200 cv

New Bettle 1
Antes considerado "carro de mulherzinha", VW New Beetle cresceu para conquistar os homens

Antropomorfismo é o termo que define a tendência de atribuirmos características humanas a animais ou objetos inanimados. Na infância, por exemplo, o chão nos derruba de propósito (e apanha por isso). Quando adultos, é a vez da quina da cama se vingar do dedo do pé, o farol ficar vermelho só para nos atrasar e os carros virarem sinônimo de potência ou gênero sexual. Um caso clássico é o do Volkswagen New Beetle.

Fusca reencarnado em 1998 com mecânica, suspensão e plataforma da 4ª geração do Golf, o Beetle ganhou certa aura feminina, apesar de ser a cara do pai – cuja masculinidade não foi posta à prova, apesar da também carroceria arredondada e do suspeito vasinho de flores. Nada que a Volkswagen tenha planejado, segundo explica Henrique Sampaio, gerente de Marketing do Produto da Volkswagen do Brasil.

- Em nenhum momento a marca apresentou o modelo como um carro direcionado para o público feminino, embora sempre reconhecesse e valorizasse a grande aceitação demonstrada também pelas mulheres.

Teria, entretanto, a aura delicada o poder de negar o lado masculino do carro – ou do dono – a ponto de prejudicar o resultado de vendas? Não exatamente. Ainda que não seja possível competir com o sucesso do pai, cujas vendas chegaram a 20 milhões de unidades, a VW se diz satisfeita com os 1,5 milhão de Beetle vendidos desde o lançamento.

- Ele foi considerado um sucesso mundial. No Brasil, o modelo faz parte de um nicho de mercado, em que é muito bem sucedido.

Convenhamos: não é fácil ser filho de gente famosa, Julian Lennon que o diga. Fica sempre a expectativa de encontrar no herdeiro as qualidades que fizeram o progenitor brilhar. No caso do Beetle e do filho do Beatle, o sucesso está longe de se repetir. Um fator importante são as companhias. Rebeldia esperada na adolescência, o New Beetle ignorou as amizades do pai, um “carro do povo”, e criou um novo e restrito círculo de amigos: os que podem pagar R$ 65 mil por um carro para quatro pessoas perfeito para duas.

New Beetle 2
Modelo deixou de ser "carro do povo" para atender àqueles que buscam imagem (Divulgação)

Anos dourados

Mais parecido com o Fusca original, o Beetle 2012 – alento ao coração de saudosistas fuscanianos, de nostálgicos de épocas douradas, de colecionadores (ricos) de objetos retrô – tem a missão de continuar trilhando o caminho de sua primeira geração, isto é, atender a um tipo de consumidor para quem o carro está além de sua funcionalidade e expressa um estilo de vida, nicho em que se incluem mulheres e o consumidor GLS. Desta vez, entretanto, o modelo volta com um pouco mais de testosterona para agradar também aos machões à moda antiga.

O hatch, produzido em Puebla, no México, deixou a barba crescer. A opção Sport, primeira a chegar ao Brasil, está maior, mais forte e equipada. São mais 15,2 cm de comprimento, 2,2 cm de entre-eixos e 8,4 cm de largura. O motor será um 2.0 16V que gera 200 cv de potência. Para quem valoriza também revoluções internas, estão previstas para o besouro as opções de entretenimento que equipam Golf, Jetta e Passat.

Com esse visual mais agressivo, a imaginação antropomórfica da molecada poderá ouvir, a cada acelerada, um Fusca invocado intimar seus concorrentes.

- E aí, vai encarar?

Nos adultos... bem, pode ser que eles ouçam a mesma coisa.

New Beetle montagem
Interior também amadureceu, ganhando toques mais agressivos e esportivos (Divulgação)

Nenhum comentário: