13/10/2011

Baianos saem às ruas em protesto contra corrupção


Cerca de 500 pessoas participaram da marcha contra a corrupção entre o Morro do Cristo e Ondina

As caras pintadas e o grito contra a corrupção lembravam um passado não tão distante.  Jovens como os que foram para a rua pedir o impeachment de Collor fizeram uma manifestação na orla de Salvador ontem à tarde. O movimento Todos Contra a Corrupção reuniu cerca de 500 pessoas munidas de faixas, cartazes, apitos.

Entre o Morro do Cristo e Ondina, a multidão pedia que os corruptos fossem varridos do país. O movimento teve sua primeira edição  no dia 20 de setembro. Naquela tarde, organizado por quatro amigos, pouca gente se engajou. Mas a semente foi plantada.

Com a divulgação nas redes sociais, principalmente o Facebook, o Todos Contra a Corrupção atingiu os jovens e ganhou força. “Depois que a gente botou na internet, o movimento ‘bombou’”, confirmou um dos organizadores, o estudante Francisco Solla, de 17 anos.

Cerca de 500 pessoas participaram da marcha contra a corrupção entre o Morro do Cristo e Ondina
O evento teve apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). “Esse é um momento que mostra a mobilização crescente em prol da honradez em nosso país”, afirmou a presidente da Amab, Nartir Weber. Entre as dezenas de gritos de ordem, a cobrança pela demora na construção do metrô e a aprovação do projeto Ficha Limpa. “Voto secreto, não.

Eu quero ver a cara do ladrão”, era outra reivindicação. O movimento não aconteceu somente em Salvador, mas também em outros 17 estados. Em Brasília, em torno de 13 mil pessoas participaram da Marcha contra a Corrupção. Com faixas e vassouras, os manifestantes percorreram 1 quilômetro de distância na Esplanada dos Ministérios,  seguindo do Museu da República até a Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário: