09/10/2011

Estudantes Baianos Produzem Carro Elétrico

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no sul do estado, será a primeira universidade do Norte-Nordeste a participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética. Com esse objetivo, o grupo integrante do Projeto Carro Elétrico da Bahia, embarca num ônibus da instituição, neste sábado (8), para a cidade de São Paulo levando um carro elétrico movido à energia de uma pequena bateria de quatro ampères, produzido por alunos e professores do curso de engenharia de produção.

Eles vão participar da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que está sendo realizada, até o dia 13 deste mês, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, com a meta de manter o carrinho rodando na pista o maior tempo possível, utilizando a menor quantidade de energia.

Além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável - respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, voltado para o fortalecimento da “consciência social e ambiental”, como explica o professor doutor Celso Fornari Junior.

Materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis compõem a estrutura do carro. Um deles é a fibra de coco para compor a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta, aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de piaçava.

Fonte: Ação Cidade

Nenhum comentário: