11/10/2011

Windows 8 consumirá menos memória do que Windows 7

Uma das grandes sacadas que impulsionaram o Windows 7 a ser o sucesso de mercado que é foi a menor demanda de memória em relação ao Vista. A Microsoft entendeu o recado e promete o mesmo com o Windows 8: menor exigência de memória do que a versão 7, mas mantendo e até melhorando o desempenho.

Na //build// Conference do Windows, a equipe de desenvolvimento do sistema apresentou uma screenshot do Gerenciador de Tarefas que mostra o desempenho dos dois Windows, 7 e 8, num mesmo computador. A comparação impressionou os presentes: ao passo que o Windows 7 consumia 404 MB de RAM, o Windows 8 se conformava com 281 MB. Uma redução significativa de 120 MB.


A Microsoft explica o milagre da multiplicação da memória. São fruto de alguns ajustes combinados, como a constante sofisticação do controle de memória do sistema que identifica blocos de memória duplicados por várias aplicações que estão operando. No medidor, o sistema apresenta apenas a memória real utilizada, não as porções dulplicadas.

Além disso, o sistema coloca alguns serviços para serem acionados só na hipótese de serem realmente necessários, como funções plug and play. Houve também reengenharia do “core” do sistema, com páginas sendo reescritas para separar blocos de memória constantemente acessados de outros acessados ocasionalmente.

Com a interface Metro, o desktop clássico só é ativado quando realmente for necessário. Isso significa em torno de 23 MB de RAM economizados. Outra atenção da Microsoft está em capacitar o Windows 8 em hierarquizar a memória. Por exemplo; um editor de texto terá uma prioridade maior de desempenho em detrimento de um antivírus rodando no fundo das operações do sistema.

Nenhum comentário: