26/12/2011

Saiba mais sobre a Ilha de Bali

Tanah Lot templo no meio do oceano
O mar da Ilha é limpíssimo e possui ótimo visual
Paisagens exóticas são o charme da Ilha

Quem não gostaria de viver neste paraíso?
Adolescentes com vestes especiais para festas e adorações do povo de Bali

Como você imagina o paraíso? Se é um lugar onde tem sol e calor o ano todo, praias maravilhosas e pessoas felizes, então é possível conhecê-lo. Está certo que o paraíso não é perto. São quase 30 horas de vôo, fora as escalas. Mas quando chegar ao aeroporto de Bali suas energias serão renovadas no mesmo instante. Prepare-se para conhecer as delícias do local.

Banhada pelo Oceano Índico, Bali é uma das 13.667 ilhas da Indonésia, com certeza a mais bela e exótica de todas, com apenas 5.620 quilômetros quadrados (menor do que o Distrito Federal). As diferenças entre ela e as demais começam pela religião. Os balineses são hinduístas e todos os dias pela manhã as mulheres preparam com capricho suas oferendas em pequenos cestos de folhas de palmeiras, onde colocam flores, frutas, arroz e incenso. Enquanto isso, as outras 13.666 ilhas da Indonésia são muçulmanas e as mulheres andam com corpos e rostos cobertos, contrastando com o colorido e exuberância das roupas balinesas.

As suas principais cidades são Porto Norte de Singapura e a capital Denpasar, próximo da costa sul. A ilha é cortada por montanhas de este para oeste e o ponto mais alto é o monte Agung com 3142 m de altitude, que corresponde a um vulcão que entrou em erupção em 1963. A sul, o declive diminui, dando lugar a uma planície aluvial, percorrida por rios trasbordantes no período húmido. Possui uma área de 5623 km2 e uma população total que ronda os 3 375 900 habitantes (2004).

Bali foi primeiramente visitada por Alemães em 1557 e, em 1946, depois da ocupação japonesa durante a Segunda Grande Guerra, a ilha foi incluída no novo Estado da Indonésia Oriental, passando a fazer parte dos Estados Unidos da Indonésia em 1948. Em 1950 Bali passou a fazer parte da República Unida da Indonésia.

Os balineses são artesãos muito experientes em trabalhos de madeira e objetos feitos de tartaruga, ouro, prata e outros metais. As mulheres de Bali distinguem-se pelas suas danças tradicionais e pela forma especial de dançar, abanando as suas vestes de ouro, prata, seda ou algodão.

Em Bali, o hinduísmo está presente em tudo. As oferendas são colocadas estrategicamente nas calçadas, em frente a todas as lojas e casas. Se você não estiver atento, poderá pisar em várias delas. Mas, se isso ocorrer, não se preocupe, pois ninguém ficará bravo. O cheiro de incenso toma conta da ilha - calcula-se que existam cerca de 22 mil templos. Por todos os lados, em todas as ruas, sempre existe um.

Os templos mais famosos são o de Tanah Lot, no meio do oceano (o melhor horário para conhecê-lo é no final da tarde, quando o pôr-do-sol deixa o céu alaranjado); o de Uluwatu, conhecido como "templo dos macacos"; o de Besakih, considerado um dos mais importantes, e o de Ulun Danu, que fica no lago Bratan.

Nenhum comentário: