600 milhões de usuários em todo mundo, sendo que destes, 50% retorna ao site todos os dias, 200 milhões de acessos via celular e um lucro de US$ 600 milhões por ano. Diante de números tão impressionantes, divulgados no Social Media World Forum - evento realizado nos dias 29 e 30 de março em Londres -, e pelo banco americano Goldman Sachs, ninguém é capaz de duvidar que o Facebook seja não só popular ecomo também lucrativo. Mas se ninguém paga para se inscrever e utilizar a rede social, como é mesmo que vem o dinheiro que eles ganham?
De acordo com a BBC, em dos três pilares do lucro do Facebook é a publicidade social. A rede social trabalha hoje com três tipos de anúncios em seu site: publicidade dirigida - os anunciantes escolhem a quem deve chegar - anúncios interativos - as empresas pedem que os usuários façam algo em seu anúncio - e anúncios contextuais, nos quais o Facebook mostra quais dos amigos do usuário gostam de determinada marca ou produto.
Só em 2010, e apenas com as duas primeiras modalidades, estima-se que o Facebook tenha lucrado mais de US$ 800 milhões. Entretanto, conforme disse David Parfect, diretor de vendas do Facebook no Reino Unido no Social Media World Forum, em 2011, uma única modalidade, o anúncio contextual, será capaz de superar essa cifra. Isso porque, de acordo com ele, essa modalidade é duplamente efetiva, uma vez que os usuários confiam mais em seus amigos do que nas empresas.
Outra fonte de renda da rede social são os acordos firmados com empresas como a Microsoft, que vende publicidade dentro do Facebook desde uma negociação feita em 2007. Só disso, o Facebook lucrou cerca de US$ 50 milhões em 2009.
Além desses acordos e dos anúncios, o Facebook ganha dinheiro, segundo a BBC, através de sua moeda virtual, o "Facebook Credicts", o qual permite ao usuário transformar o seu dinheiro real em um dinheiro virtual que lhe permite comprar inscrições em jogos, adquirir bens virtuais ou presentes para seus amigos. Não se sabe ainda quanto o Facebook pode ter ganhado com sua própria moeda, mas analistas acreditam que possa chegar a mais de US$ 100 milhões em 2011.
Ainda para 2011, David Parfect disse que a rede social espera que o Facebook Deals, serviço dá descontos aos usuários em negócios próximos de si só marcando sua presença no serviço Places, siga crescendo. Pois como disse Parfect, citando Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, "nós só percorremos 1% do nosso caminho".
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