25/07/2009

PIONEIRO: Flamengo completa 1.000 jogos em Brasileiros neste domingo

Clube é o primeiro a atingir a marca em Campeonatos Nacionais

Um dos cinco clubes brasileiros que sempre disputaram a divisão de elite do Campeonato Brasileiro, sem rebaixamento (ao lado de Cruzeiro, Inter, Santos e São Paulo), o Flamengo chega a um número histórico neste domingo. Com a partida contra o Santos, na Vila Belmiro, o Rubro-Negro carioca torna-se o primeiro clube com 1.000 partidas disputadas em Brasileiros da Série A.

Em 999 partidas, a equipe tem 416 vitórias (41,6% do total), 276 empates e 307 derrotas. O clube marcou 1.381 gols e sofreu 1.131.

Em Campeonatos Nacionais, o Flamengo chegou cinco vezes a decisões, incluindo a final da Copa União de 87. E levantou a taça em todas as oportunidades. A primeira vez em que o clube chegou a uma decisão de Brasileiro foi em 1980, já com a base do time que seria campeão mundial interclubes no ano seguinte. Após perder o primeiro jogo da final para o Atlético-MG por 1 a 0 no Mineirão, o Rubro-Negro fez a festa no Maracanã diante de 154 mil pagantes, vencendo a finalíssima por 3 a 2, com dois gols de Nunes e um de Zico.


Em 1987, ainda com Zico e contando com outros jogadores de seleção brasileira, como Bebeto, Renato Gaúcho, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo e Zinho, o Flamengo chegou à decisão da Copa União e superou o Inter de Taffarel (1 a 1 em Porto Alegre e 1 a 0 no Rio). A decisão do Clube dos 13 de que os finalistas do chamado Módulo Verde não deveriam enfrentar os dois primeiros colocados do Módulo Amarelo em um quadrangular final fez com que a CBF não reconhecesse oficialmente o Flamengo como campeão nacional, e sim o Sport, vencedor do grupo amarelo.

Confira na íntegra no: globoesporte.com/flamengo


Nenhum comentário: