01/10/2009

Ministério da Educação cancela Enem e estuda remarcar prova em 45 dias

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país.

Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado. Segundo reportagem do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, que afirma ter tido acesso à prova que seria aplicada, pessoas avisaram o jornal sobre o vazamento e contaram ter obtido a prova por meio de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da avaliação.

O MEC estuda remarcar a prova nos próximos 45 dias. Uma entrevista coletiva deve ser realizada ainda nesta manhã. Mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame, que será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais este ano. O número é recorde, segundo o ministério;


Em entrevista à radio Eldorado na manhã desta quinta-feira, o ministro Fernando Haddad (Educação) falou sobre o vazamento da prova do Enem, denunciado pelo jornal O Estado de S. Paulo. “A nossa sorte é que as pessoas que cometeram o crime de roubar um exemplar da prova eram pessoas amadoras, que levaram ao conhecimento do jornal O Estado de S. Paulo o fato de terem subtraído esse exemplar e tentarem executar a venda para o jornal’, afirmou o ministro. O Enem estava previsto para acontecer nos dias 3 e 4 e teve sua execução cancelada. Segundo o ministro, depois que o jornal entrou em contato com o ministério para que fosse atestada a veracidade do exemplar, uma equipe do MEC foi até o cofre do INEP, órgão responsável pela execução da prova do Enem. “Por volta da 1h da manhã, recebi ligação do presidente do Inep de que havia fortes indícios de que poderia ser uma prova do Enem”, disse Haddad. “Diante desse fato, nós não temos como aplicar essa prova”, completou.

Informações do Estadão e UOL.

Nenhum comentário: