17/11/2009

DA SÉRIE: Lendo e relendo I

Há Tempos - Legião urbana

Parece cocaína
Mas é só tristeza
Talvez tua cidade
Muitos temores nascem
Do cansaço e da solidão
Descompasso, desperdício
Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos...
Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro...
Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso...
Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito...
Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira...
E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção...
Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem (Ela disse)
Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa...

Renato costumava dizer que essa música sintetizava todas as outras colocações do disco As Quatro Estações. "Há tempos começa tranqüila; no final eu estou me esgoelando. Mas, quando você vê aquele bando de gente cantando 'Há tempos são os jovens que adoecem', não tem como não se emocionar".

- Quando a música começou a fazer sucesso, alguns críticos chamaram Renato de 'facista' porque ele usou a frase "disciplina é liberdade". Numa entrevista, em 1990, o cantor afirmou: "Eu estou falando de autodisciplina. Se você pensar numa relação sujeito-objeto, é facista; mas, numa relação sujeito-sujeito, não é".

- Essa mesma frase, "disciplina é liberdade", é uma inversão do famoso "double think" do 1984 (livro de George Orwell), que dizia 'Liberdade é escravidão', 'Ignorância é força'. Renato falou: "Se você tiver um conceito legal de liberdade, imediatamente surge uma idéia positiva".

4 comentários:

Renata Cipriano disse...

Uma ótima música para abrir este post!
Que vemham outras da Legião Urbana!
Força Sempre!

Beto Lopes disse...

Valeu Rê, pela visita. Outras virão com certeza... ;)

Unknown disse...

tinha q ser Legião né Betoo [")]
Linda musiccaa!!

Beto Lopes disse...

Eu tenho bom gosto, não se esqueça. Vc já está se tornando legionária por minha causa... rsrs