07/12/2009
As pessoas estão fantasiadas*
As pessoas estam sempre nos surpreendendo.Sejam com boas ações, duvidosas, ou mesmo más.A verdade é que toda máscara cai um dia, por mais que se disfarce, pois a índole é algo indisfarçavel e a aura, coisas que poucos acreditam, não depende de temperamento para ser obscura ou irradiar luz.
Durkheim, o pai da Sociologia, já explicava o "fato social" como um modo de manipular o indivíduo, impondo-lhe regras e dogmas da sociedade, ou seja, fazendo-o pensar que antes do individual está a coletividade. Mas, de fato, qual é o indivíduo que pensa assim?Bem poucos, e muitos já morreram e foram canonizados, outros estão por aí, e nós precisamos nos esbarrar em pessoas assim.
A grande verdade do ser humano é que somos todos egocêntricos e estamos a todo tempo usando uns aos outros e ninguém quer assumir essa clara verdade.Usamos, crescemos, sugamos e quando aquele outro ser não nos oferece mais nada, quando já não há interesse ou se encontrou algo novo a ser explorado, tem-se o desprezo, o desinteresse, as vezes até ódio. Por que somos todos assim?Boa pergunta, não sei responder, apenas questiono isso com voracidade por achar feio e injusto.Mas isso não significa dizer que não faça também.Todos fazemos, em algum momento de nossa vida ou em toda ela( e é aí onde se configura o maior problema). Agora, é fato que nos Tempos Modernos as relações entre as pessoas( e me refiro a todo tipo de relações) estão sempre cheias de trocas e interesses, superficiais, poderia mesmo dizer falsas e até oportunistas.A afinidade apenas já não basta em uma amizade, para se admirar alguém ele precisa ter reconhecimento financeiro, precisa ter cash, não vale mais o que há no interior e sim no bolso.A crueldade se instaurou no coração das pessoas, e daí surgem sentimentos como de inveja, estupor, complexos de inferioridade, onde é preciso rebaixar o outro pra se sentir por ora um pouco superior.De pessoas assim devemos nos afastar, pois são pessoas que realmente não tem nada a nos oferecer.
Mas, de todo, o mundo ainda é lindo, porque ainda existem pessoas lindas, que erram, mas que apesar disso acreditam em boas vibrações e nos bons sentimentos.Não se deixam levar por supérfluos, cultivam boas amizades, amores, família, que não se isolam em seu mundo individual reduzido a jogo de interesses.Essas pessoas que dão esperanças ao mundo, nossa, como quero me deparar com muitas delas no mundo, para que possam me ensinar a ser como elas!Elas, pessoas que nos oferecem e nos dão alguma coisa sem pedir nada em troca, nós ficaremos devendo gratidão e respeito, isso não se paga.Gratidão e respeito, palavras fortes, sentimentos que podem ser coercitivos...
Concluindo, caros leitores e blogueiros, não consegui encontrar uma conclusão- paradoxo - E portanto, deixo a cargo de vocês...Construam a conclusão...Baseado em seus contextos e embasamentos.Deixo o pepino em vossas mãos! Beijoos, hoje preguiçosa,
Ana Paula Duarte é estudante de letras da UEFS, saiba mais, em seu blog.
Postado por
Humbertto Rodrigues
às
03:51
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nossa, sinto-me honrada em ver que postaram esse texto aki, que já foi alvo te tantas críticas por ser polêmico e prolixo propositalmente!
Obriigadaa!
Esse blog é show!
ABRAÇOS.
Postar um comentário