01/02/2010
Doenças da Mente
DEPRESSÃO
O transtorno depressivo – que envolve corpo, humor e pensamentos – interfere no funcionamento normal do organismo e causa sofrimento. Afeta a maneira como ela se sente e como pensa sobre as coisas.
Sintomas: Tristeza, ansiedade, desespero, pessimismo, culpa, impotência, perda do interesse em atividades antes apreciadas, fadiga, dificuldade de concentração, insônia, entre outros.
Tratamento: Medicações e terapias como a cognitivo-comportamental e interpessoal, além de terapias baseadas na fala.
ESQUIZOFRENIA
Estado de alteração mental, que pode ser hereditário ou não, caracterizado pelas alucinações, que são distúrbios da percepção sensorial, e/ou delírios, que são crenças falsas, resultantes de uma impossibilidade da pessoa de distinguir experiências reais das imaginárias.
Sintomas: Percepções distorcidas da realidade, alucinações e ilusões, delírios, abuso de álcool e drogas, pensamento desordenado. A pessoa se isola.
Tratamento: Estudos recentes indicam que a psicoterapia de suporte e abordagens cognitivo-comportamentais ajudam o paciente a conviver melhor com a doença. Drogas antipsicóticas evitam as crises.
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Os transtornos da alimentação envolvem distúrbios graves no comportamento alimentar que frequentemente ocorrem concomitantemente a outros transtornos psiquiátricos como depressão, abuso de drogas e transtornos ansiosos.
Sintomas: Medo de comer ou engordar, menstruações ausentes, consumo exagerado ou compulsivo de alimento, vômitos autoinduzidos.
Tratamento: Monitoramento por médicos, intervenções psicossociais, aconselhamento nutricional e tratamento medicamentoso.
TRANSTORNO BIPOLAR
É um desdobramento da depressão que causa alterações cíclicas do humor, energia e na capacidade de funcionamento de uma pessoa.
Sintomas: Energia e atividade aumentadas, inquietação, euforia, irritabilidade, pensamento acelerado, dificuldade de concentração, pouca necessidade de sono, gastos excessivos, aumento do impulso sexual, abuso de drogas, entre outros.
Tratamento: Medicação e tratamento psicossocial são ótimos para o controle do transtorno ao longo do tempo.
TOC
Presença de obsessões ou compulsões que causam mal-estar intenso e interferem no cotidiano da pessoa em diversos aspectos, como no trabalho, nas atividades sociais e no convívio familiar.
Sintomas: Medo exagerado de contaminar-se com micro-organismos ou doenças ao tocar objetos, pensamentos de que pessoas próximas estejam correndo risco de vida, pensamentos proibidos envolvendo sexo ou religião, entre outros.
Tratamento: Conscientizar o paciente e sua família sobre a doença e seu tratamento. A terapia cognitivo-comportamental e o tratamento com medicamentos.
SÍNDROME DO PÂNICO
Crises esporádicas de medo que promovem alterações no corpo como taquicardia, sudorese e que causam desconforto e medo de morrer de ataque cardíaco, derrame ou algo parecido. O sentimento sempre é de impotência e insegurança diante da doença.
Sintomas: Sudorese, taquicardia, falta de ar, tontura, dores de cabeça ou no tórax, medo de lugares fechados.
Tratamento: Medicações e terapias como a cognitivo-comportamental.
Postado por
Dija Santos
às
18:39
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário