01/02/2010

Doenças da Mente


DEPRESSÃO

O transtorno depressivo – que envolve corpo, humor e pensamentos – interfere no funcionamento normal do organismo e causa sofrimento. Afeta a maneira como ela se sente e como pensa sobre as coisas.
Sintomas: Tristeza, ansiedade, desespero, pessimismo, culpa, impotência, perda do interesse em atividades antes apreciadas, fadiga, dificuldade de concentração, insônia, entre outros.

Tratamento: Medicações e terapias como a cognitivo-comportamental e interpessoal, além de terapias baseadas na fala.

ESQUIZOFRENIA

Estado de alteração mental, que pode ser hereditário ou não, caracterizado pelas alucinações, que são distúrbios da percepção sensorial, e/ou delírios, que são crenças falsas, resultantes de uma impossibilidade da pessoa de distinguir experiências reais das imaginárias.

Sintomas: Percepções distorcidas da realidade, alucinações e ilusões, delírios, abuso de álcool e drogas, pensamento desordenado. A pessoa se isola.

Tratamento: Estudos recentes indicam que a psicoterapia de suporte e abordagens cognitivo-comportamentais ajudam o paciente a conviver melhor com a doença. Drogas antipsicóticas evitam as crises.

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os transtornos da alimentação envolvem distúrbios graves no comportamento alimentar que frequentemente ocorrem concomitantemente a outros transtornos psiquiátricos como depressão, abuso de drogas e transtornos ansiosos.

Sintomas: Medo de comer ou engordar, menstruações ausentes, consumo exagerado ou compulsivo de alimento, vômitos autoinduzidos.

Tratamento: Monitoramento por médicos, intervenções psicossociais, aconselhamento nutricional e tratamento medicamentoso.

TRANSTORNO BIPOLAR

É um desdobramento da depressão que causa alterações cíclicas do humor, energia e na capacidade de funcionamento de uma pessoa.

Sintomas: Energia e atividade aumentadas, inquietação, euforia, irritabilidade, pensamento acelerado, dificuldade de concentração, pouca necessidade de sono, gastos excessivos, aumento do impulso sexual, abuso de drogas, entre outros.

Tratamento: Medicação e tratamento psicossocial são ótimos para o controle do transtorno ao longo do tempo.

TOC

Presença de obsessões ou compulsões que causam mal-estar intenso e interferem no cotidiano da pessoa em diversos aspectos, como no trabalho, nas atividades sociais e no convívio familiar.

Sintomas: Medo exagerado de contaminar-se com micro-organismos ou doenças ao tocar objetos, pensamentos de que pessoas próximas estejam correndo risco de vida, pensamentos proibidos envolvendo sexo ou religião, entre outros.

Tratamento: Conscientizar o paciente e sua família sobre a doença e seu tratamento. A terapia cognitivo-comportamental e o tratamento com medicamentos.

SÍNDROME DO PÂNICO

Crises esporádicas de medo que promovem alterações no corpo como taquicardia, sudorese e que causam desconforto e medo de morrer de ataque cardíaco, derrame ou algo parecido. O sentimento sempre é de impotência e insegurança diante da doença.

Sintomas: Sudorese, taquicardia, falta de ar, tontura, dores de cabeça ou no tórax, medo de lugares fechados.

Tratamento: Medicações e terapias como a cognitivo-comportamental.

Nenhum comentário: