22/04/2010

"Quincas Berro d'Água" estreia nos cinemas em 14 de maio

Considerada por muitos críticos a melhor obra de Jorge Amado, "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" ganha a primeira adaptação para o cinema pelas mãos do diretor e roteirista Sérgio Machado (o mesmo de "Cidade Baixa") .
O romance já foi traduzido para 21 idiomas e, só no Brasil, já vendeu mais de três milhões de exemplares - se tornando a segunda obra mais vendida do escritor baiano no país. Quincas Berro d'Água - pseudônimo do ex-funcionário público Joaquim Soares da Cunha - é o líder de uma turma de malandros de Salvador que tem o azar de falecer na madrugada do dia em que completaria 72 anos. Mas, como para esse grupo a morte é apenas um detalhe, Quincas ainda vai aprontar muita coisa antes de morrer pela segunda vez.
O romance de Jorge Amado é uma crítica azeda aos comportamentos burgueses, numa Bahia composta por duas sociedades paralelas e que quase nunca se encontram.
Para o filme, o personagem de Quincas ganhou um intérprete de peso: o ator Paulo José. Dividem a cena com ele, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Vladmir Brichta, Flávio Bauraqui, Irandhir Santos, Luis Miranda e Frank Menezes, além das participações especiais de Milton Gonçalves, Othon Bastos, Walderez de Barros e Carla Ribas. 
Fontes: Dimas Oliveira

Nenhum comentário: