29/05/2010

Geddel compara prefeito que age com inércia de Wagner

A inauguração de uma escola municipal, num distrito do município de Ribeira de Pombal, acabou se tornando um símbolo de contraste em relação à falta de iniciativa do Governo do Estado para combater o aumento da criminalidade e violência na Bahia. O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, comparou as duas administrações, mostrando que enquanto o prefeito José Lourenço Moraes (PMDB) age de forma concreta para evitar, através da educação, a criminalidade no futuro, o governador Jaques Wagner admite publicamente não ter solução para o caos que se tornou a segurança pública.
“O que mais me angustia é ver o governador dizer que se ele soubesse como resolver a questão da segurança pública estaria milionário. Ele é governador exatamente para encontrar soluções. Como pode não saber nada?”, indagou.

A escola inaugurada, no distrito de Tapera, foi construída com recursos próprios do município. Entusiasta da educação, o prefeito reuniu na solenidade representantes de diversos partidos. Além do pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, estiveram presentes o presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, o senador César Borges (PR), o deputado federal João Carlos Bacelar (PR) e os deputados estaduais, Gildásio Penedo (Dem) e Luciano Simões (PMDB).

O presidente do PMDB disse ter encontrado, em Ribeira do Pombal, “a renovação da esperança”, se referindo ao assassinato do delegado Cleyton Leão, cuja morte se tornou símbolo da inoperância da política de segurança pública do Estado.

“Como todos os baianos, eu estou chocado com o assassinato do delegado, mas as minhas esperanças estão renovadas ao encontrar um prefeito que investe na educação, que sabe o caminho para construir um futuro diferente do presente que temos hoje na Bahia”, disse Lúcio, citando também o exemplo do senador César Borges que, como governador da Bahia, construiu os colégios modelos Luiz Eduardo Magalhães em diversos municípios.

O senador fez questão de também dar o seu testemunho sobre a importância que representava, naquele momento, a inauguração de uma escola municipal, em um distrito do interior do Estado enquanto, na capital, o governador não era capaz de apresentar qualquer ação concreta para deter a criminalidade que hoje, segundo César Borges, tomou conta de todo o Estado.

“Se aqui é possível uma administração municipal, com recursos próprios, construir uma escola municipal, por que será que nós, nas nossas andanças por todo o Estado, não encontramos uma escola sequer construída pelo governador do estado?”, indagou.

O esforço do prefeito de Ribeira do Pombal, em favor da educação, é reconhecido em toda a região. Em 2005, ainda no seu primeiro mandato, mesmo antes da implantação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), ele construiu a Escola Monteiro Lobato, para a educação infantil, que atende a mais de 400 crianças.

Nenhum comentário: