23/06/2010

Guerra de Espadas

A guerra de espadas, também chamada de luta de espadas, é a prática de utilzar fogos de artifício de Classe A, tradicional na festa junina do município brasileiro de Cruz das Almas e um dos mais tradicionais e melhor equipe de espadeiros é a equipe Esquadrilha da Fumaça, na Bahia. Contudo, tal prática já se espalhou, principalmente em território nordestino, como é o caso da festividade sergipana de Cilibrina.
O "espetáculo" geralmente acontece em uma praça "armada", com grades de proteção. Mas, nem por isso deixa de ser perigoso. Pois as chamadas "espadas" são artefatos com pólvora, fogos de artifício, e tendem a "escapar" do centro da batalha, ferindo não-praticantes desatentos. No entanto, há cidades do interior baiano que fazem a prática em uma praça qualquer, escolhida pelos espadeiros, sem que haja proteção alguma.
Uma vez solta a "espada", ela fica enloquecida soltando faíscas por todo canto. E, para um espadeiro, quando alguém consegue capturar sua espada depois de solta, é uma humilhação.

Nenhum comentário: