30/06/2010

Novos cursos na UESC

Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, são os novos cursos aprovados pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no Sul da Bahia. A decisão foi tomada pelo Consepe- Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, na reunião plenária de 17 de junho. Os cursos serão incluídos no próximo concurso Vestibular da instituição e implantados no segundo semestre de 2011, com 40 vagas anuais por curso.

Para os doze professores da Comissão para Estudo e Proposição de Novas Engenharias do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, “a implantação desses novos cursos de engenharia é a prova de que a UESC busca contribuir para o desenvolvimento regional, usando da sua excelência para formar recursos humanos qualificados. Além disso, os quatro novos cursos de engenharia, aprovados (Civil, Elétrica, Mecânica e Química), foram escolhidos por serem considerados cursos de base.”

Eles acrescentam que “a decisão da Universidade está em consonância com as necessidades tanto do país como da Bahia, pois é bem conhecida do grande público a carência de profissionais de engenharia. A área de engenharia é estratégica e fundamental para alavancar o desenvolvimento. Com a decisão do dia 17 de junho, A UESC se coloca em sintonia com o país, é uma decisão que mostra uma Instituição a serviço da sociedade baiana e brasileira.”

A Comissão foi formada pelos professores Álvaro Afonso Furtado Leite (autor do projeto de Engenharia Elétrica), Danilo Maciel Barquete (autor do projeto de Engenharia Mecânica), Evandro Sena Freire (Diretor do DCET), Flávio Pietrobon Costa, Francisco Bruno Souza Oliveira, Franco Dani Rico Amado (autores do projeto de Engenharia Química), Gesil Sampaio Amarante Segundo, João Pedro de Castro Nunes Pereira, Maria Lícia Silvia de Queiroz, Ricardo de Carvalho Alvim (autores do projeto de Engenharia Civil) e Wisley Falco Sales e Zolacir Trindade de Oliveira Junior, que coordenaram os trabalhos.

De acordo com o professor Zolacir Trindade de Oliveira Junior, “a criação dos cursos é resultado de um amadurecimento de aproximadamente três anos e meio, desde a consulta do Governo do Estado da Bahia, sobre quais seriam os impactos da implantação de cursos de engenharia na UESC. Seguiu-se a isso, o trabalho de uma comissão do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), para Estudo e Proposição de Novas Engenharias”. Esta comissão foi constituída em outubro de 2009, em reunião plenária do DCET.

Nenhum comentário: