09/06/2010

Professores das universidades estaduais paralisam atividades nesta quarta

Os professores das universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 9, e ameaçam fazer um ato público em frente ao Iguatemi na tarde desta quarta. O objetivo é esclarecer a população sobre o motivo do movimento.

Os docentes querem pressionar o governo a iniciar as negociações da campanha salarial. Entre as reivindicações, está a incorporação de 70% da gratificação por Condição Especial de Trabalho (CET). A categoria também pede a ampliação de vagas do quadro de pessoal, aumento de verbas, concurso público para técnicos e docentes e revogação da lei 7.176, que, segundo os docentes, fere a autonomia universitária.

De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o governo ainda não apresentou contraproposta sobre a pauta de reivindicações da campanha salarial que foi entregue em 25 de novembro.

O coordenador de ensino superior da Secretaria de Educação do Estado, Clóvis Caribé, nega que o governo não esteja dialogando com a categoria. De acordo com ele, representantes da Secretaria se reuniram com a categoria no dia 19 de maio, quando assinaram um termo de compromisso para abrir a mesa de negociação da campanha salarial de 2011 no dia 10 de novembro de 2010 após o processo eleitoral.

"O governo reconhece a necessidade de fazer essa incorporação, mas com um cronograma negociado com eles (docentes) e a partir de janeiro de 2011. Temos um acordo com eles vingente até julho deste ano, então não podemos adiantar a abertura da mesa com apenas um seguimento dos funcionários públicos", explica Caribé.Informações do A Tarde.

Nenhum comentário: