Depois de cerca de dois meses de negociações, o Magazine Luiza fechou na noite de ontem a compra da Lojas Maia, rede com 150 pontos em nove estados do Nordeste. O valor do negócio ficou próximo de R$ 300 milhões, sendo metade paga em dinheiro e o restante na forma de assunção de dívidas.
Foi a primeira reação da empresária Luiza Helena Trajano para tentar recuperar o terreno perdido para seus concorrentes. No ano passado, o Pão de Açúcar arrematou o controle do Ponto Frio e, meses depois, anunciou uma associação com a Casas Bahia. Neste ano, a mineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante se juntaram para formar a Máquina de Vendas, derrubando o Magazine Luiza do segundo para o terceiro lugar no ranking do varejo de eletrodomésticos no país.
A aquisição da Lojas Maia ainda não será suficiente para retomar o segundo lugar, mas a distância entre os concorrentes ficou menor. A estimativa é que o Magazine Luiza passe a faturar cerca de R$ 5,7 bilhões neste ano (sendo aproximadamente R$ 700 milhões da rede nordestina), contra R$ 6,1 bilhões da Máquina de Vendas. Já as vendas do líder formado por Pão de Açúcar (Ponto Frio e Extra) e Casas Bahia devem superar R$ 18,5 bilhões.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário