Um governo de “transparência total”, em que qualquer cidadão vai poder acompanhar, através da Internet, todas as informações sobre as ações do Estado, inclusive os dados financeiros, sem a necessidade de senha. É o que garantiu o candidato a governador da Coligação A Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima (PMDB), ao comentar o estudo publicado pela ONG Contas Abertas, apontando o atual governo baiano como o terceiro menos transparente de todo o país.
Geddel acrescentou que a decisão de garantir pleno acesso às contas públicas, pela Internet, sem a necessidade de senha, consta no programa de governo enviado pela Coligação a Bahia Tem Pressa, à Justiça Eleitoral.
“Transparência para nós não pode ser para alguns. Transparência é para todos. Quem recebe o voto popular tem a obrigação de prestar contas à toda a sociedade e assim será no nosso governo”, garantiu o candidato, referindo-se ao fato do portal Transparência Bahia, do atual governo estadual, limitar os acessos às informações financeiros a portadores de senhas fornecidas pela Secretaria da Fazenda.
Como exemplo de que a “transparência total” é uma determinação a ser cumprida no Governo do PMDB, Geddel Vieira Lima lembrou que, como deputado federal, quando ocupou a Primeira Secretaria da Câmara, foi o responsável por disponibilizar na Internet as prestações de conta da Casa. “Transparência não é um rótulo descartável, mas um princípio de exercício da vida pública”, resaltou.
Ao avaliar os portais de todos os estados, a ONG Contas Abertas, numa escala de zero a 10, deu ao do atual governo estadual a nota 3,82, superior apenas a do Piauí (3,04) e de Roraima (3,31). Uma das críticas ao site baiano se refere à funcionalidade e ao conteúdo, principalmente o fato de não haver informações sobre convênios, termos de parceria e contratos firmados a partir das licitações.Informações da Assessoria de Comunicação do PMDB.
Um comentário:
TranparÊncia!!!? Divido que quem rouba queira divulgar suas "contas".
Postar um comentário