16/07/2010

Geddel garante governo de transparência total

Um governo de “transparência total”, em que qualquer cidadão vai poder acompanhar, através da Internet, todas as informações sobre as ações do Estado, inclusive os dados financeiros, sem a necessidade de senha. É o que garantiu o candidato a governador da Coligação A Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima (PMDB), ao comentar o estudo publicado pela ONG Contas Abertas, apontando o atual governo baiano como o terceiro menos transparente de todo o país.
Geddel acrescentou que a decisão de garantir pleno acesso às contas públicas, pela Internet, sem a necessidade de senha, consta no programa de governo enviado pela Coligação a Bahia Tem Pressa, à Justiça Eleitoral.

“Transparência para nós não pode ser para alguns. Transparência é para todos. Quem recebe o voto popular tem a obrigação de prestar contas à toda a sociedade e assim será no nosso governo”, garantiu o candidato, referindo-se ao fato do portal Transparência Bahia, do atual governo estadual, limitar os acessos às informações financeiros a portadores de senhas fornecidas pela Secretaria da Fazenda.

Como exemplo de que a “transparência total” é uma determinação a ser cumprida no Governo do PMDB, Geddel Vieira Lima lembrou que, como deputado federal, quando ocupou a Primeira Secretaria da Câmara, foi o responsável por disponibilizar na Internet as prestações de conta da Casa. “Transparência não é um rótulo descartável, mas um princípio de exercício da vida pública”, resaltou.

Ao avaliar os portais de todos os estados, a ONG Contas Abertas, numa escala de zero a 10, deu ao do atual governo estadual a nota 3,82, superior apenas a do Piauí (3,04) e de Roraima (3,31). Uma das críticas ao site baiano se refere à funcionalidade e ao conteúdo, principalmente o fato de não haver informações sobre convênios, termos de parceria e contratos firmados a partir das licitações.Informações da Assessoria de Comunicação do PMDB.

Um comentário:

Matheus Galvão disse...

TranparÊncia!!!? Divido que quem rouba queira divulgar suas "contas".