(Foto Reprodução)
País ficou acima da meta para o índice, mas resultados ainda são pequenos
País ficou acima da meta para o índice, mas resultados ainda são pequenos
O Brasil melhorou em educação, segundo dados do MEC (Ministério da Educação) divulgados nesta quinta-feira (1º). O Ideb, índice que avalia o ensino básico no país, ficou acima da meta para a rede fundamental (da 1ª à 8ª séries) e para o ensino médio, mas avançou de maneira diferente para cada um dos níveis.
Nos cinco primeiros anos do fundamental, a nota cresceu de 4,2 para 4,6, uma melhoria de 9,5% com relação a 2007, último ano em que o Ideb foi calculado. A mudança foi menor entre o 6º e o 9º ano do mesmo nível de ensino - a pontuação passou de 3,8 em 2007 para 4 no ano passado. Isso equivale a um crescimento de 5,2% na nota.
As metas do governo federal para os dois grupos do ensino fundamental no Ideb eram de 4,2 e 3,7 pontos, respectivamente. Já o nível médio (equivalente ao antigo colegial) quase não melhorou no Ideb. A nota das redes de ensino do país subiu de 3,5 para 3,6.
A estagnação do ensino médio persiste quando comparados os dados entre 2005 e 2009. Nesse período, a nota no Ideb passou de 3,4 para 3,6 pontos (avanço de 5,8%), pouco se comparado o avanço do fundamental (do 1º ao 5º ano), em que a nota subiu de 3,8 para 4,6 (melhora de 21%).
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que os resultados não foram mais fortes porque o Brasil se recupera de uma "recessão educacional", que atingiu seu auge em 2001. Mesmo assim, ele disse estar surpreso e satisfeito com os resultados.
- Não esperávamos o resultado [bom] assim logo de cara.
O Ideb, medido em uma escala de zero a dez, mostra que o Brasil ainda está abaixo do esperado quanto à educação, se for considerada uma média igual a cinco. A expectativa do governo federal é que até 2022 o país tenha nota seis no nível de ensino, equivalente a países desenvolvidos, como os EUA ou a Inglaterra.
Soma de fatores
O indicador foi criado em 2007 e é divulgado de dois em dois anos. Ele é formado pela combinação do a nota dos alunos na Prova Brasil e no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) com o rendimento escolar dos mesmos estudantes, medido pelo Censo Escolar.Informações do R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário