19/07/2010

Lula assina medida provisória para agilizar obras para Copa 2014 e Olimpíada 2016

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (19) medida provisória para agilizar a execução de obras de infraestrutura necessárias para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil.

Lula assina pacote que agiliza obras de Copa e Olimpíada A MP prevê recursos para aeroportos e portos e aumenta a capacidade de endividamento dos municípios que sediarão os eventos.

Lula rebateu as críticas de que as obras estariam atrasadas. Segundo ele, o Brasil seguiu de forma correta o ritual de escolha das cidades-sede.

- As pessoas ficam querendo que a gente coma o mingau antes de ele ficar pronto. Esta medida que assinamos hoje [segunda-feira] significa que o mingau está pronto. Agora a gente pode comer o mingau.

Governadores e prefeitos das 12 cidades que sediarão o Mundial participaram do evento, além do vice-presidente José Alencar, em sua primeira aparição em solenidades desde que se submeteu a uma cirurgia para desobstruir uma artéria.

Segundo o presidente, o governo federal assegurou o andamento das obras com a MP. E aproveitou para alfinetar, sem citar nomes, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia e a ex-governadora Rosinha Matheus, lembrando os problemas na organização dos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007.

- O que estamos fazendo é criar excepcionalidade para que as cidades que vão sediar a Copa do Mundo possam aumentar a capacidade de endividamento, assumindo as obras. Eu acho que isso é muito importante para não repetir os problemas dos Jogos Pan-Americanos. Não conseguimos fazer um pacto de responsabilidade entre governo federal, estadual e municipal. O que aconteceu é que estava previsto para o governo federal investir R$ 400 milhões e acabou investindo R$ 2 bilhões. Era o nome do Brasil que ia ficar sujo na praça.Informações do R7.

Nenhum comentário: