01/07/2010

Mudança na cena política

A maré política mudou. O que era agonia e dificuldades para a chapa do DEM, liderada por Paulo Souto, virou sorrisos e alegria a partir de duas decisões que se completaram: ACM Jr. oficializou a sua não-candidatura e José Carlos Aleluia entrou na chapa para tentar ser senador, uma velha aspiração do parlamentar. Já em relação às chapas de Geddel Vieira Lima e a de Jaques Wagner, ambas completas e batizadas nas convenções das duas legendas, receberam um tranco: o TSE decidiu o inesperado. Nem o governador Wagner nem Geddel poderão usar a imagem e a voz de Dilma Rousseff nos seus programas eleitorais.

No que diz respeito a Wagner, o presidente do PT regional considera que ele não será atingido pela decisão.A ironia desta segunda história está na pendenga dos dois palanques, tão discutidos e motivo de divergências que se registram há quase oito meses. Até discussão boba e burocrática sobre a presença de Dilma na convenção de um e de outro candidato deu margem a lengalengas de bastidores. Afora o aspecto político propriamente dito de transferência de votos de Lula e da sua candidata para Geddel e Wagner. O correto, o natural seria exatamente o inverso.De repente, uma consulta do PPS ao Tribunal Superior Eleitoral resultou na resposta que não deve ter agradado aos dois lados.

O veto à participação da candidata Dilma Rousseff em programas eleitorais de partidos que tenham coligações mistas, ou diferentes, nos planos nacional e regionais. Atinge em cheio tanto a coligação de Geddel, que tem seis partidos que apoiam Serra e a mais sofrida, a de Wagner, que perde Dilma porque tem aliançado um pequeno partido, o PSL, que, por sua vez, terá um candidato a presidente da República que vocês, leitores, não sabem o nome e nem eu sabia. Um certo Américo Souza. Confira a íntegra da coluna de Samuel Celestino no jornal A Tarde.

Por Samuel Celestino

Um comentário:

toni lopes disse...

não acredito que isso vá prejudicar geddel..ele não precisa de muleta eleitoral, ao contrario de wagner, já dilma deve estar ao mesmo tempo triste de não poder ficar do lado de geddel e aliviada de não ser associada ao wagareza..rs!