31/07/2010

A pressão psicológica e o “ficar” impedem mulheres de chegar ao orgasmo

Educação rígida, padrões sociais e desconhecimento do corpo atrapalham o sexo

Estima-se que 75% das mulheres do mundo não conseguem chegar ao orgasmo, mesmo com todas as conquistas sexuais dos últimos tempos. A dificuldade de se chegar ao ápice do prazer no ato sexual pode ter causa essencialmente psicológica ou pode ocorrer também pela falta de intimidade provocada por relacionamentos rápidos, como o popular “ficar”, segundo os especialistas.
Segundo a ginecologista e terapeuta sexual Glene Rodrigues Farias, do Cresex (Centro de Referência e Especialização em Sexologia do Hospital Pérola Byington), 90% das mulheres que não chegam ao orgasmo não por questões físicas, mas de ordem emocional.

- A maioria das dificuldades sexuais é psicológica. Isso pode ser provocado por uma educação rígida ou muito religiosa, já que a formação da sexualidade começa na infância.

A médica afirma que as mulheres com dificuldade de orgasmo podem também ser pessoas que cultivam um relacionamento, mas que sofreram violência física do parceiro ou que foram traídas, que sofreram abuso sexual na infância ou estupro. Todos esses fatores podem trazer dificuldades sexuais. O desconhecimento do próprio corpo também pode dificultar o orgasmo, porque a mulher sente culpa de sentir prazer.

- Hoje a mulher está submetida a outras situações. As escolas oferecem aulas de educação sexual, mas a mudança é lenta. O trabalho de educação e informação não muda de um dia para o outro.

Nestes casos, a médica indica reeducação sexual por meio da terapia, sem intervenções cirúrgicas.

O “ficar” pode ser a causa

Para a psicóloga clínica, Walnei Arenque, a falta de posicionamento sexual e as relações temporárias acarretam na falta de prazer e os "culpados" de tudo isso, segundo ela, são a omissão na cama e o ficar sem compromisso.

- Hoje em dia a modernidade do ficar leva a mulher a não ter orgasmos, porque ela sai na balada, conhece o cara e faz sexo sem intimidade. Assim, ela não tem tempo de falar sobre o que a excita, pois para isso é preciso intimidade.

Quando se refere às mulheres casadas, a opinião de Walnei confere com a dificuldade de ter orgasmos ao desconhecimento do corpo, ao sentimento de culpa e a vergonha de contar suas fantasias aos maridos.

- Elas têm travas, mesmo em um mundo moderno, porque nós ainda temos no inconsciente coletivo que o maior prazer é o do homem. Isso ainda está mudando.

Outro fator que pode atrapalhar a transa, de acordo com a psicóloga, é a pressão por um bom desempenho que a própria mulher se impõe, já que grande parte delas nem sabe se tem orgasmo ou não.

- O problema é que a maioria das mulheres não sente orgasmo porque não lida com seus desejos com sinceridade. Não acho que a igreja influencie, porque ela até pode dizer que não vai transar antes do casamento, mas ela nunca diz como fazer e o que não fazer no sexo.Fonte: R7.

Nenhum comentário: