29/08/2010

Geddel garante piso salarial para professores

O candidato ao governo do Estado pela coligação A Bahia Tem Pressa, Geddel Vieira Lima (PMDB), assumiu o compromisso de pagar o piso nacional dos professores na Rede Pública de Ensino, já no início da sua gestão. O anúncio aconteceu no município de Ibirataia, em meio a uma agenda de viagens pela região Sul, que começou na manhã do sábado (28) e se estendeu até a madrugada deste domingo e que, além de Ibirataia, incluiu Ilhéus, Itajuípe, Aurelino Leal, Ubaitaba, Gongogi e Ubatã, terminando com um grande comício em Ipiaú, na Praça do Cinquentenário, completamente lotada.

Geddel, ao lado dos candidatos ao Senado, César Borges e Edvaldo Brito, e à vice, Edmundo Pereira, participou de carreatas e caminhadas nesses municípios. Em todos eles, a comitiva foi recebida festivamente, com os moradores saindo às ruas para cumprimentar, abraçar e tirar fotografias ao lado dos candidatos da coligação A Bahia tem Pressa.

Em Ibirataia, após liderar uma carreata que mobilizou praticamente toda a cidade, Geddel, em cima de um mini-trio, anunciou um programa de governo “que vai revolucionar a educação na Bahia”. Além de assumir o compromisso com os professores de pagar o piso nacional, promessa não cumprida pelo atual governador, o peemedebista destacou a meta de dedicar metade das escolas de ensino médio à educação profissionalizante e a criação da Poupança Estudantil, um benefício anual de R$ 1 mil para os estudantes do Ensino Médio que obtiverem as melhores notas e participarem de algum projeto social. O objetivo é combater a evasão escolar, aumentar o desempenho do aluno na sala de aula e motivar o exercício da cidadania.

O não pagamento do piso salarial foi apenas uma das promessas não cumpridas pelo seu principal adversário, apontadas por Geddel, no seu discurso em Ibirataia, citando, entre outros compromissos não respeitados, o pagamento da URV ao funcionalismo público e diversas obras na região.

“O que o governador do Estado fez por vocês nesses quatro anos? Onde está a URV que ele prometeu para o funcionalismo público? Onde estão as obras?”, indagou.

Em Ipiaú, diante da Praça do Cinquentenário completamente tomada por milhares de pessoas, Geddel se emocionou ao falar do seu amor pela Bahia e da desatenção com que os baianos vêm sendo tratados pelo atual governo:

“A gente dessa terra merece ser tratada com muito carinho. Como Wagner teve quatro anos e não aproveitou essa oportunidade? Todos achavam que a Bahia ia se tornar um verdadeiro canteiro de obras, mas isso não aconteceu. Estamos perdendo a oportunidade gerada pela política econômica do Governo Lula. Oportunidade que está sendo muito bem aproveitada por estados como Pernambuco. São empregos que poderiam estarem sendo gerados aqui e que estão indo pra outros estados”, afirmou.Informações da Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.

2 comentários:

Marisa Castro disse...

Tenho esperança em Geddel que ele tenha uma atitude em benefício dos professores. Passamos por anos de luta e de descaso nas gestões anteriores, Wagner que não cumpriu a promessa de melhoria salarial e de benefícios de verdade. Nós professores apostamos nossas esperanças em Geddel.

Tainá Campos disse...

Eu sou estudante de história e pretendo ser professora, esse é meu grande sonho. Mas sei as dificuldades que passam os professores.. Educação é tudo, é uma das bases da sociedade e os professores devem ser valorizados. Precisamos de políticas públicas para a valorização dos professores. Apoio Geddel em sua conduta política e tenho fé que com ele poderei seguir a profissão que almejo com dignidade.