O anúncio da obra que vai requalificar a Esplanada dos Romeiros, a área externa do Santuário de Bom Jesus da Lapa, onde anualmente se realiza a terceira maior peregrinação de católicos do país, emocionou milhares de pessoas que no final da noite desta sexta-feira (03), lotaram a Praça de Santa Luzia, para o comício do candidato ao Governo do Estado, Geddel Vieira Lima. Foi o próprio candidato quem no seu discurso comunicou que antes de deixar o Ministério da Integração Nacional assinou o convênio, no valor de cerca de R$ 20 milhões, com a Diocese, para a realização da obras. Anunciou também, como proposta de governo, a construção na cidade, de um Hospital Regional.
A veneração a Bom Jesus da Lapa, município às margens do São Francisco, a 780 Km de Salvador, começou em 1691, quando o português Francisco de Mendonça Mar descobriu a gruta que, logo depois, se tornaria o santuário. Anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas visitam o local, numa peregrinação que só é superada em quantidade de fiéis pela de Padre Cícero, no Ceará e a de Aparecida do Norte, em São Paulo, onde se encontra o santuário da padroeira do Brasil.
Geddel foi a Bom Jesus da Lapa acompanhado pelos candidatos ao Senado, César Borges e Edvaldo Brito, e à vice, Edmundo Pereira. A festa para receber a comitiva da coligação A Bahia Tem Pressa, começou muito antes da chegada dos candidatos. Uma grande carreata, com centenas de carros e motos, percorreu as principais ruas da cidade, mobilizando a população para o grande comício realizado na Praça Santa Rita.
O Hospital Regional, anunciado por Geddel como proposta do seu programa de governo, é uma antiga reivindicação, não apenas de Bom Jesus da Lapa, mas de diversos municípios da região. Ele garantiu entregar a unidade médica “com plena condição de funcionamento”, numa referência ao que hoje acontece na Bahia, com o atual governador, em função das eleições, inaugurando obras apressadamente, inclusive hospitais como o da Criança, em Feira de Santana, sem médicos suficientes e equipamentos, o que impede, inclusive, o funcionamento do seu centro cirúrgico.
Além de anunciar novas obras, Geddel citou as obras que viabilizou no município, durante os três anos em que foi ministro do Governo Lula, a exemplo do esgotamento sanitário na lagoa de São Gotardo, no bairro do mesmo nome.
O senador e candidato à reeleição, César Borges lembrou que antes de Geddel ocupar o Ministério da Integração Nacional, as últimas obras importantes em Bom Jesus da Lapa foram realizadas durante a sua gestão como governador, a exemplo do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a pavimentação dos bairros Amaralina e João Paulo II e outras duas que diretamente estão relacionadas à devoção dos fiéis: a iluminação da gruta de Bom Jesus e a pavimentação da área em torno do santuário.
“Por isso me incorporei ao projeto de Geddel, por entender que ele é o melhor para a Bahia”, disse César.
Informações da Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário