28/09/2010

Casa do Trabalhador oferece cursos gratuitos

Três cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Casa do Trabalhador - pedreiro, pintor e corte e costura. As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (27) e prosseguem até a próxima sexta-feira (1º).

Ao todo, 167 vagas estão sendo ofertadas. Para o curso de pedreiro são 82, para pintor 25 e para corte e costura 60. Os três cursos possuem carga horária de 200 horas. As aulas terão início na segunda-feira (4) e acontecerão no Ceteb, de segunda a sexta-feira, das 18 às 22h . Os cursistas terão direito a vale transporte e lanche.

De acordo com a coordenadora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, os candidatos inscritos passarão por uma avaliação final, que será realizada pela equipe pedagógica do órgão. “Queremos dar a vaga a quem realmente deseja. Em muitas turmas, o candidato se inscreve e no meio do curso desiste, deixando uma vaga ociosa. Então é importante identificarmos aqueles que de fato buscam a profissionalização”, ressalta.

Ela observa que o horário determinado para as aulas foi escolhido pensando em não interferir nas atividades realizadas pelos trabalhadores durante o dia. “Quem está desempregado, acaba trabalhando informalmente durante o dia para sustentar a família. Com as aulas ministradas à noite, esse público é atraído mais facilmente”, destaca.

O secretário municipal Magno Felzemburg observa a necessidade de, no momento da inscrição, o candidato esteja munido de todos os documentos. "Eles precisam apresentar (originais e xerox) – RG, CPF e comprovante de residência, além da carteira de trabalho. São pré-requisitos para inscrição a escolaridade, diferente para cada curso, e estar desempregado. Para o curso de pedreiro e pintor é exigido o ensino básico (até a 4ª série), enquanto que para o curso de corte e costura é exigiso o ensino fundamental (até a 8ª série)", reforça.SECOM.

Nenhum comentário: