César justificou a posição a favor do aumento das aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social com o argumento de que os aposentados não podem ser penalizados depois de terem contribuído com a Previdência por toda a vida e ajudado a construir as riquezas do país com seu trabalho.
O programa retrata a dura batalha travada no Congresso para a aprovação do reajuste das aposentadorias e a defesa feita em plenário pelo senador baiano, que aparece em gravação cobrando agilidade na aprovação da matéria. A presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas da Bahia, Marise Sansão, afirma: “Poderíamos contar com mais senadores e mais deputados que apoiassem a causa e que tivessem mais sensibilidade com a causa do aposentado e o senador tem demonstrado isso”.
César ainda aparece no programa em trecho no qual defende, além do aumento das aposentadorias, o fim do fator previdenciário, instrumento inserido na legislação para alterar o cálculo dos benefícios e reduzir o valor da aposentadoria. Deputados baianos que disputam uma vaga no Senado nessas eleições se posicionaram contra o fim do fator previdenciário e contra o reajuste de 7,72%. Por conta da postura de César, o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Warley Gonçalles, diz que “é uma honra ter esse senador lá no Senado para defender os aposentados e pensionistas”.
No fim, César explica que votou pelo reajuste “apesar da pressão muito grande de que seria vetado”. Ele conta que, no entanto, o que aconteceu foi que “o presidente Lula, com sua sensibilidade, aprovou e sancionou nosso projeto. E melhorou a vida de milhões de aposentados e pensionistas do Brasil”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário