30/09/2010

Contra as trevas, conhecimento!

Muito legal, nesta hora em que a gente assiste tanta manipulação e uso de “especialistas” para manipular que a gente vej que os cientistas de verdade estão produzindo conhecimento como nunca, recebendo apoio do Governo brasileiro.

A informação veio com a dica preciosa do Maurício, nosso comentarista, e mostra a relevância que o Brasil ganhou em todos os setores durante o governo Lula. Uma matéria publicada na revista Nature, referência mundial em ciência e medicina, destaca os investimentos feitos em pesquisas científicas nos últimos oito anos e afirma que Dilma poderá fazer ainda mais pela ciência brasileira.

Sob o título “Ciência está segura nas eleições no Brasil” e o subtítulo “Improvável que próximo chefe de estado modifique o status quo”, a matéria da Nature publicada hoje diz que os cientistas brasileiros esperam que as eleições de 3 de outubro tragam as menores mudanças possíveis no setor. “Depois de quase uma década de um apoio sólido do presidente Lula à ciência, sua provável sucessora, Dilma Roussef, gera altas expectativas.

A revista ressalta que a educação formal de Lula pode ter sido deficiente, mas durante seu mandato, ele elevou o status da ciência no Brasil por meio de um aumento constante nos fundos para pesquisa (veja o gráfico) em relação ao PIB.

“Ele também aumentou o perfil científico do Brasil escrevendo numerosos editoriais sobre as iniciativas brasileiras relacionadas ao desenvolvimento científico, incluindo um no Scientific American em 2008″, destaca a revista.

Cientistas e pesquisadores ouvidos salientaram a importância do governo Lula para a inclusão da ciência na agenda política, e a Nature estima que Dilma poderá fazer ainda mais que seu antecessor. “Ela provavelmente poderá ir além em algumas discussões que se travam no momento, como a integração entre as políticas de ciência e tecnologia e a política de saúde”, avaliou Eduardo Viotti, da Universidade de Columbia, em Nova York, conselheiro do Senado brasileiro em política científica.

A matéria da Nature revela que não é preciso ser da Sorbone para enxergar as necessidades de um país e entender a importância da pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento. Com sua formação de operário, Lula conquistou muito mais para a ciência que o seu letrado e “sabidíssimo” antecessor, FHC.Fonte: Tijolaco.com

Nenhum comentário: