01/09/2010

Governo libera R$ 6,5 mi para escoramento de casarões em Salvador

O governo federal oficializou nesta quarta-feira (1º) a liberação de R$ 6,5 milhões para o escoramento de 111 imóveis tombados do Centro Histórico de Salvador que se encontram em estado precário de conservação — cinco deles desabaram em agosto, matando oito pessoas.

Os recursos são da Defesa Civil Nacional, órgão do Ministério da Integração, e foram liberados à prefeitura após intervenção do ex-ministro da pasta, Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato a governador pela coligação A Bahia Tem Pressa. Por iniciativa do ex-ministro, a ajuda emergencial já havia sido garantida há alguns dias, mas a liberação do montante dependia ainda de um projeto elaborado pela prefeitura de Salvador.

Segundo Geddel, o dinheiro será utilizado para evitar tragédias como os cinco desabamentos que provocaram a morte de oito pessoas e deixaram outras cinco feridas durante as fortes chuvas do mês de agosto. “São recursos emergenciais, que garantem a intervenção imediata do poder público para solucionar o problema”, disse Geddel. Além do escoramento dos casarões, a verba também será usada para a retirada das famílias que ainda habitam esses imóveis.

Os 111 imóveis em situação de alto risco de desabamento — dos quais 21 ainda estão habitados — já estavam identificados desde 2009 no relatório anual da Defesa Civil de Salvador. O relatório aponta ainda outros 78 casarões em níveis de risco médio e baixo. Trata-se de construções tombadas pelo IPHAN (órgão nacional do patrimônio), construídas principalmente entre os séculos 18 e 19. Boa parte delas já não possui sequer janelas, telhados, paredes externas ou escadas.Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.

Nenhum comentário: