Todas as viaturas e motocicletas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão sendo padronizadas nas cores verde e vermelha, do brasão do município, além da amarela e preta já utilizados. A medida foi tomada em razão de a pintura estar desgastada com o tempo, o que diminuía a identificação dos veículos.
No novo leiaute, procurou-se obter mais aproximação entre os carros que fiscalizam o trânsito e o cidadão, acrescentando cores mais vivas. De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, “trata-se de uma ação que busca humanizar o atendimento, otimizando o emprego das viaturas com cores mais leves que aproximem o agente do cidadão”.
Por sua vez, o superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, afirma que o órgão pensou em acrescentar cores mais tranqüilas e com mais alegria para que a viatura pudesse ser visualizada com menos peso. As cores verde, vermelho e branco também estão sendo utilizadas em diversos órgãos da Prefeitura, a exemplo de escolas e postos de saúde, bem como as praças.
Ao todo, 30 carros da SMTT vão passar por mudanças no leiaute, dentre eles o de operações de trânsito, de operações de transportes e veículos de coordenação. “Não podemos tirar todos da rua de uma vez porque há um revezamento”, pontua Menezes. A mudança na padronização também vai se estender aos oito veículos do Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace).SECOM.
Um comentário:
Caros Senhores,
Na verdade, o veículo da foto não não é da SMTT mas da SMT (alugado)! A Superintendência Municipal de Trânsito é um órgão da Administração Indireta, Autarquia Constituída pelo Município de Feira de Santana mediante a Lei 2021/98, que pode ser encontrada no site da Prefeitura. Era vinculada à Secretaria de Planejamento e, após a criação da Secretaria de Transporte e Trânsito, passou a ser vinculada a esta. Em outros municípios um só órgão se incumbe das duas atribuições, onerando menos os cofres públicos. A SMT possui apenas 3 viaturas próprias (veículos oficiais: placas brancas com caracteres pretos) sendo 1 Renaut Clio e 2 Fiat Uno (caindo aos pedaços, diga-se de passagem) e mais 5 veículos ALUGADOS sendo 1 VW Voyage (transporte do Superintendente) 2 Fiat Uno e 2 VW Gol, além de 4 motocicletas Honda Bros 150 também alugadas! As viaturas da SMT têm giroflex, predominantemente, enquanto que as da SMTT não!
O que foi chamado de pintura, na verdade é PLOTAGEM e foi feita no ano passado, mostrando que a coisa não teve qualidade suficiente para durar mais de um ano, ou é desaconselhável seu uso para veículos que ficam de sol-a-sol expostos aos intempéries do clima!
Os Giroflex não funcionam, como pode ser constatado na foto. Nesse local a viatura deveria estar com as luzes vermelhas ligadas, mas nem sempre é possível porque eles não funcionam direito tanto nos carros quanto nas motocicletas.
Os agentes de trânsito que conheço continuam esperando veículos oficiais com padronização condizente com a aplicação (a exemplo das novas motocicletas da PMBA), giroflex modernos e eficientes(de led), equipamentos de proteção individual, calçados ergonômicos, melhores salários, tratamento isonômico em relação aos outros fiscais da PMFS, etc!
Enquanto isso, a gestão dos recursos da SMT vai pelo ralo com o pagamento de aluguéis a favorecidos políticos pelo uso das motocicletas e dos veículos!
Façam uma entrevista com um agente de trânsito e procurem constatar a real situação!
Postar um comentário