28/09/2010

Preparar o estudante para enfrentar o mercado é meta de Geddel para a Juventude

Formar bem o jovem para que ele já saia do sistema educacional com uma vaga no mercado de trabalho é a principal proposta voltada para a Juventude do candidato Geddel Vieira Lima. As propostas de Geddel para os jovens foram apresentadas nesta segunda-feira (27) pelo presidente da Juventude do PMDB da Bahia, Nestor Neto, que representou o candidato da coligação A Bahia Tem Pressa em debate promovido pelo jornal A Tarde na Universidade Católica do Salvador.

“Queremos construir um momento novo, em que o jovem tenha educação, esporte, lazer, mas que também tenha um emprego. O estado tem que ser um indutor de políticas de desenvolvimento social, para que o jovem possa ser alguém na vida. Geddel sabe que tem um dever: não errar”, afirmou Neto. “Hoje 80% dos jovens baianos morrem vítimas de homicídios, ou seja, em função da ausência do Estado. E a maior proposta do atual governo para esse problema é ‘cadeia ou caixão’. O atual governo deixou muito a desejar”, concluiu.

A reestruturação da educação tem como foco a preparação do jovem baiano para o mundo contemporâneo. Uma das inovações de Geddel será a implementação, a partir da 6ª série, da disciplina “Empreendedorismo” na grade curricular. Para que, desde cedo, os estudantes desenvolvam a mentalidade de se tornarem empresários.

Outra meta é a extensão da educação profissionalizante a pelo menos 50% da rede pública do ensino médio. Em paralelo a isso, a criação da Bolsa Estudantil, uma poupança de R$ 1.000 por ano para os alunos que tiverem melhor desempenho no ensino médio, o que irá tanto estimular a permanência do jovem na escola e possibilitar que, ao fim do curso, ele tenha recursos para continuar os estudos ou começar um pequeno negócio. O governo irá ainda firmar parcerias com ONGs, para a implantação de centros de formação digital para a juventude.

No âmbito da geração de empregos, o objetivo é capacitar os jovens para as oportunidades que surgirão com o crescimento econômico. Além do investimento nos cursos profissionalizantes na própria rede pública, Geddel quer firmar parcerias com instituições de ensino profissionalizante, como Sesi e Senai, estimulando a procura do jovem por esse tipo de curso.

O programa de Geddel também irá estimular empresas, especialmente as que estiverem se implantando no Estado, a ter uma política de primeiro emprego, dando ao jovem oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Outra proposta é a criação de programas de estágio remunerado em funções da atividade pública, voltados para estudantes de cursos profissionalizantes e universitários.

Nenhum comentário: