Na primeira medição do tracking encomendado pelo iG e pela Band ao Instituto Vox Populi, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, aparece na liderança, com 51% das intenções de voto. O cenário, que daria à petista a vitória no primeiro turno, mostra o adversário tucano José Serra com 25%. A candidata do PV, Marina Silva, vem em seguida, com 9%. Outros candidatos obtiveram, juntos, 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos ficaram em 11%.
Os dados, divulgados ontem, são os primeiros da série diária programada pelo iG e pela Band. Para o fim da tarde desta quinta-feira, está prevista a veiculação da segunda medição das intenções de voto para a Presidência da República.
Utilizado há mais de uma década como ferramenta estratégica das campanhas eleitorais, o tracking tradicionalmente não entra no rol de divulgação dos veículos de comunicação. A principal vantagem dessa modalidade de pesquisa é a possibilidade de antecipar tendências da evolução das intenções de voto.
O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
No tracking espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 19%. Marina, nesse caso, tem 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é citado por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam ou não responderam 11%.Informações do IG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário