27/10/2010

Projeto inclui “Educação para a cidadania” entre as disciplinas do ensino médio

Os jovens do ensino médio podem ter uma nova disciplina na escola. Além de matemática, física, português, os alunos teriam aulas de cidadania. O projeto foi sugerido pela Associação Brasil Legal, que tem sede em Belo Horizonte e atua no combate à corrupção.
O projeto inclui, entre as finalidades do ensino médio, a “educação para a cidadania”. Os alunos passariam a estudar as leis básicas que constituem o Estado democrático, as que estabelecem os direitos e deveres dos cidadãos e dos governos e as leis que disciplinam a administração pública. Os defensores da proposta afirmam que a ideia é aumentar a consciência crítica dos jovens e prepará-los para o exercício da cidadania. O assessor especial da Unesco para Educação no Brasil afirma que noções de cidadania devem estar presentes em todas as disciplinas escolares.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Legislação Participativa e na de Educação. Tem ainda de passar pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o plenário.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: