13/02/2011

Conhecendo a Bahia: Morro de São Paulo

Placa de boas vindas
Morro de São Paulo é um vilarejo com praias deslumbrantes, paisagens paradísiacas e povoado por pessoas simpáticas e hospitaleiras. Morro de São Paulo, que está situado em uma ilha, só pode ser acessado de barco ou avião. A opção via barco pode ser através do terminal Bom Despacho em Salvador ou através do terminal marítimo da cidade de Valença, se a opção for via avião é necessário procurar uma empresa de táxi aéreo e fretar um vôo até o aeroporto da pequena vila. O Stillo Brasil tem o prazer de desvendar mais uma beleza da Bahia.


A Vila


O sossego é caractéristica marcante na vila
A pitoresca vila de Morro de São Paulo é um lugar que tem um charme único e encantador. Cheia de vida, colorida e vibrante, a vila é o centro de Morro de São Paulo. É onde se concentram a maior parte das pousadas, restaurantes e lojas em geral. A vila de Morro de São Paulo é pequena e aconchegante. Tudo pode ser alcançado à pé e com pouco tempo de caminhada.

A rua Caminho da Praia e a praça Aureliano Lima compõem a parte principal da vila. É aqui o ponto de encontro à noite, é onde todo mundo vai "para ver e ser visto", e é onde a badalação noturna começa. Como o seu nome já sugere, a rua Caminho da Praia é a rua que leva às principais praias do Morro. Nesta rua, os bares, restaurantes e lojinhas se enfileiram uns ao lado dos outros e à noite ainda ganham a companhia das coloridas barracas de caipifruta e doces que aqui são montadas. Na sequência da rua Caminho da Praia está a praça Aureliano Lima, onde todos os dias à partir das 19 horas ocorre a feira de artesanato e onde está localizado o Casarão, um sobrado rosa da época colonial que faz parte dos monumentos históricos do Morro. 

Praias


Primeira Praia
Diversão não pode faltar na Primeira Praia
Nesta praia foram construídas as primeiras casas de veranistas da região. Hoje em dia quase todas se transformaram em pousadas, lojas ou restaurantes e, as poucas que ainda restam são alugadas para turistas durante o ano.


Assim como as casas, que deram lugar às pousadas, as antigas barracas de praia, quase todas pertencentes às famílias de nativos, hoje, dão lugar a uma ou outra barraca com toque internacional, não só na comida, mas também na música e no ambiente.


A primeira praia também é conhecida como a praia das diversões náuticas. Aqui é possível dar uma volta de banana boat, alugar pranchas e equipamentos de mergulho, além de ser a praia de chegada para quem desce de tirolesa, do alto do farol.


Segunda Praia
A Segunda Praia é a predileta dos jovens
Talvez seja a praia mais famosa da ilha. Todos que passam pela ilha, ao menos uma vez acabam curtindo a noite da segunda praia. Famosa principalmente entre os mais jovens, estas festas seguem invariavelmente até o sol nascer.


Além das festas, é na segunda praia onde se concentra o maior numeros de barracas de praia, de todos os tipos. É também onde acontecem as rodas de capoeira no final da tarde, volley, futvolley, futebol de areia e o tráfego de bolinhas de frescobol. É sem dúvida a praia mais agitada, onde todos frequentam para ver e serem vistos.


A escadaria por onde se chega a segunda praia merece uma parada ... daqui se pode ver o começo de toda a imensidão de águas azuis que circundam a ilha, e na maré baixa se pode ver o fundo de areia, mesmo antes de descer a escada.


Terceira Praia
A Terceira Praia é ideal para mergulhos

Dobrando a "esquina" na Ilha da Saudade, você já está na terceira praia. Existe uma grande variedade de hotéis e pousadas e barracas nesta praia, que é famosa pela Ilha do Caitá, uma ilhota rodeada por uma grande barreira de corais e com um único coqueiro ao centro. Por este motivo, é um dos pontos preferidos para o mergulho, onde você poderá ver peixes e corais de todas as formas e cores.

Aqui na ilha se pode alugar todo o equipamento necessário para mergulho livre e autônomo, inclusive organizar saídas de barco. Outra dica é alugar um caiaque e chegar remando à ilha do Caitá.

Quarta Praia
A Quarta Praia tem estilo zeen
À primeira vista, a Quarta Praia parece não ter fim. Uma grande barreira de corais forma inúmeras piscinas naturais nesta praia. Aqui, com apenas uma máscara de mergulho, você se sentirá parte deste paraíso. Uma infinidade de peixinhos não se incomoda em dividir o seu habitat com os visitantes.


Aqui não se escuta mais o agito das outras praias, somente a brisa e o barulho suave do mar. Lugar perfeito para descansar, ler ou tirar uma soneca debaixo de uma sombra. Isso se você resistir à tentação de ir adiante, caminhando, até onde a sua vista alcançar.


Caminhando pela Quarta Praia, a primeira entrada nos leva ao Zimbo (pequeno vilarejo). Entrando no Zimbo, existem caminhos que levam até o povoado da Gamboa, ou ao morro da Mangaba.


Monumentos


Farol


Logo visível para quem chega a Morro de barco, o farol foi construído em 1855 para orientar os navegadores. O farol pode ser alcançado através de uma trilha que começa na rua que fica em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz.

Mesmo o caminho sendo um pouco íngreme, a caminhada até o farol é um programa imperdível. Do alto do morro onde o farol se localiza, tem-se uma vista panorâmica espetacular das praias de Morro de São Paulo. Você poderá desfrutar de uma visão deslumbrante e tirar fotos de cartão postal. Com certeza a subida valerá a pena.



Portaló


Este portal, que era a porta de entrada da fortaleza, é hoje a porta de entrada para Morro de São Paulo. Uma das marcas registradas de Morro de São Paulo, o Portaló, como é chamado este portal, dará as boas-vindas aos visitantes que desembarcam no cais. 


Fortaleza




Após a invasão dos holandeses na Bahia, foi iniciada a contrução da Fortaleza de Tapirandu em 1630 para proteger a região de futuros ataques inimigos.

Considerada um dos maiores sistemas defensivo do Brasil, a fortaleza tinha, na época colonial, uma muralha de quase mil metros de extensão e contava com um efetivo militar de 183 homens e 51 peças de artilharia.

Hoje, a fortaleza de Morro de São Paulo ou o forte como é comumente chamada, é um dos lugares prediletos e com certeza um dos mais belos para se apreciar o pôr do sol. Muitas vezes também é possível observar golfinhos nadando em suass imediações.

É muito fácil o acesso a fortaleza: é só seguir uns 10 minutos pelo caminho que se inicia ao lado do Portaló e você chegará nas ruínas da fortaleza. Com certeza este é um programa imperdível para um final de tarde.



Gastronomia 
A Moqueca é o prato mais pedido na vila
Morro de São Paulo tem uma ótima infra-estrutura de restaurantes, oferecendo ao visitante diversas opções para escolha. A maior parte dos restaurantes estão localizados um ao lado do outro na Rua Caminho da Praia e na praça Aureliano Lima, tornando a procura por um local para comer relativamente fácil. Você também encontrará nas praias as barracas e os restaurantes que em sua maioria pertencem aos hotéis e pousadas situados nestas praias.

Os amantes de peixes e frutos do mar se sentirão em casa, já que muitos restaurantes servem pratos preparados a base de frutos do mar, sejam grelhados, fritos, na versão de sushi e sashimi e ainda deliciosas moquecas. Moqueca é um prato da culinária baiana preparado com algum tipo de fruto do mar, cebola, tomate, pimentão, coentro, leite de coco e o típico azeite de dendê. Se você preferir uma versão mais leve, pode provar o ensopado, que é uma variação da moqueca, preparado sem o azeite de dendê.

Se você não é fã de peixe e frutos do mar, não se preocupe! Você também encontrará restaurantes que servem pratos a base de carne, assim como massas e saladas. Em Morro de São Paulo há culinária para todos os gostos.

Noite


A noite em Morro de São Paulo inicialmente concentra-se na Rua Caminho da Praia, que é a rua principal da vila, onde todos se encontram. Esta rua pitoresca tem uma atmosfera incrível, com música ao vivo ecoando dos bares e restaurantes que se enfileiram ao longo da rua. Aqui você poderá escolher um restaurante para jantar dentre as várias opções disponíveis ou simplesmente sentar-se na pracinha e observar o movimento das pessoas que circulam pela rua. Você pode ainda aproveitar para fazer compras nas charmosas lojinhas ou na feirinha de artesanato que tem todas as noites na pracinha. Outro destaque é para as barracas de caipifruta que são montadas todas as noites, onde você poderá provar um delicioso drink preparado com uma das inúmeras frutas tropicais que se encontram por lá.


Toca do Morcego


A Toca do Morcego é um bar localizado no alto do morro e a céu aberto, logo no início do caminho para o Farol (na rua que fica em frente à igreja do Morro). Aqui também acontecem badaladas festas animadas por DJs que tocam estilos variados.Além de curtir em uma de suas festas que vai noite à dentro, a Toca do Morcego também é sensacional para se curtir no final da tarde. Tendo uma vista esplêndida para o mar, é um dos melhores locais para se ver o pôr do sol. Com suas esteiras estendidas na areia, luz de velas e música ao vivo de excelente qualidade é um convite para relaxar e esquecer dos problemas.




Lual na Segunda Praia


Quem disse que em Morro de São Paulo só dá praia durante o dia?!?! Depois das 23 horas vá à Segunda Praia - é aqui que geralmente nas quintas-feiras acontecem os luaus. Com entrada livre, turistas de todas as partes dançam ao som dos mais variados ritmos e/ou bebem um delicioso drink em uma das diversas barracas de Caipifrutas que se encontram no local. Diversão garantida até o sol raiar. 




Pulsar Danceteria



A Pulsar é uma danceteria construída no meio de uma vegetação deslumbrante, localizada no caminho para a Fortaleza. Com estilo musical variado, a Pulsar é sem dúvidas um programa obrigatório para os visitantes do Morro que amam dançar, festas e muita baladação.


Fonte: Morro de São Paulo Info

Nenhum comentário: