Os coqueiros são um convite ao descanso |
A Praia do Forte possui uma excelente infra-estrutura para os turistas, com resorts, hotéis e pousadas de alta categoria, além de albergues para jovens e flats. Também conta com excelentes restaurantes, que se destacam por sua comida típica e internacional. A fama do local vem atraindo vários investimentos de grupos internacionais
Localizada na Estrada do Côco a cerca de 60 km do centro de Salvador, é umas das maravilhas da Bahia.
A Vila dos Pescadores
A Vila é ideal pra compras |
O Projeto Tamar
Exemplar de tartaruga marinha do projeto |
A Praia do Forte abriga a sede nacional do Projeto Tamar-Ibama e representa o maior sítio reprodutivo de tartaruga cabeçuda no país. Existem sete tipos de tartarugas marinhas no mundo, sendo que quatro delas põem os seus ovos nas Praias do Papa Gente, há milhares de anos.
A temporada de desova ocorre entre os meses de setembro a maio e é monitorada, nos trinta quilômetros de praia, pela base do instituto da Praia do Forte. Mais de novecentas desovas são por eles protegidas. Toda a extensão é considerada Área de Estudo Integral (AEI) e as desovas permanecem na maioria das vezes, nos locais de origem.
A Base do Tamar funciona numa área de dez mil metros quadrados e é lá que fica o Centro de Visitantes mais completo e moderno do país. Este passou a integrar uma importante área, formada por remanescentes da Mata Atlântica.
Instituto Baleia Jubarte
A baleia jubarte é monitorada na Praia do Forte |
O Instituto Baleia Jubarte está localizado na Praia do Forte e faz o trabalho de monitoramento e conservação das baleias jubarte, que entre os meses de julho a outubro, se encontram em território brasileiro. A Praia do Forte já virou uma área de concentração e reprodução efetiva desses mamíferos.
o trabalho de monitoramento e conservação das baleias jubarte, em águas brasileiras, desenvolvido na Praia do Forte, torna esse local um destino para os turistas que querem ver de perto esses mamíferos.
Entre os meses de julho a outubro, as agências de turismo locais, organizam passeios em alto mar para a contemplação dessas espécies. Antes do embarque, no instituto, é dada uma palestra sobre os mamíferos.
O objetivo, além de explicar os cuidados necessários durante o passeio, é também transmitir conhecimento sobre os hábitos, costumes e vida das baleias e do ecossistema marinho. Tem duração de aproximadamente seis horas e toda explicação que é feita pelos biólogos é traduzida também para o inglês.
Castelo Garcia D´Ávila
Visita ao castelo é fascinante |
Um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte é a majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D´Ávila. Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil.
Começou a ser construído em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, no cargo de almoxarife da coroa real.
A Casa da Torre se destacou na história da colonização e defesa do Brasil durante mais de três séculos. Em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e tornou-se uma grande ruína. Em 1938, foi finalmente tombado pelo Iphan.
Reserva Ecológica da Sapiranga
A reserva é rica em atrações |
Para os apaixonados do eco-turismo e turismo de aventura, as opções são as caminhadas ecológicas na belíssima Reserva Ecológica da Sapiranga, formada por seiscentos hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, entre elas as orquídeas e bromélias.
Os passeios pela reserva podem ser feitos de várias maneiras como: caminhada, bicicleta, cavalo e para os que preferem mais aventura, a melhor opção é o quadriciclo. Todas as trilhas são sinalizadas.
Piscinas Naturais
Visual cristalino é o charme das piscinas naturais |
As belas praias são delimitadas por coqueirais e famosas por suas piscinas naturais. As mais freqüentadas são as do “Lord” e “Papa-Gente”, que ficam repletas de peixes nas suas águas cristalinas, que podem ser facilmente visualizados com a máscara de mergulho snorkelling.
Vida Noturna
Alegria e curtição na noite da Praia do Forte |
A vida noturna de Praia do Forte é repleta de muita alegria, música e gente bonita circulando pelos bares, que normalmente ficam abertos até de madrugada. O "Las Margaritas" é uma excelente opção, pois além de música ao vivo, oferece deliciosos coquetéis exóticos, entre os petiscos mexicanos.
O Beach House com o seu estilo rústico, agrada não só aos turistas brasileiros, como também aos estrangeiros. Oferece um som eclético, que vai desde Música Popular Brasileira à Rock internacional. Já o Bambu, atrai os clientes pelo seu estilo bem brasileiro, com muitas opções de coquetéis e petiscos. No final da noite, se torna o ponto de encontro dos músicos da Praia do Forte.
Para finalizar a noite, o Bar Souza está a seu dispor. Com bandas nos finais de semana, o agito só termina às cinco horas da manhã. É um ambiente agradável, que acolhe desde os nativos, brasileiros e estrangeiros. A troca de cultura é intensa e todos se divertem com o repertório brasileiro baiano.
Para os que não gostam muito de agito, a opção é sair para um passeio noturno, principalmente nos dias de lua cheia. Praia do Forte oferece noites muito agradáveis, com uma brisa sutil que parece estar acariciando a sua pele. Nos dias de lua cheia, não deixe de ir até a praia para ver a lua nascer. É magnífico!
Fonte: Portal oficial de Praia do Forte
Nenhum comentário:
Postar um comentário