31/03/2011

Benefícios das folhas verdes

Que uma folha verde no prato é sinal de alimentação equilibrada e saúdavel todos sabem. Mas qual a função de cada espécie de folha em uma salada?

Comer frequentemente alguns tipos de folhas verdes pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, previnir doeças crônicas com suas funções antioxidantes, entre outros benefícios para a saúde.

Veja alumas delas em alguns exemplos de folhas:

Couve - Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E. Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Esta hortaliça é um ótimo laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. A couve também combate a artrite, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes.

Alface - A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A e C, além dos minerais como cálcio, fósforo e ferro. A alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.

Chicória - Também conhecida como escarola, de acordo com a fitoterapia, ela limpa o fígado, estimula o baço e é recomendada para os problemas de visão em geral, também estimula o apetite. Seu consumo cru se obtém melhor aproveitamento de seu valor nutritivo.

Agrião - A folha de agrião aumenta a imunidade. Contém vitamina C e iodo essencial para o bom funcionamento da tireóide, e vitamina B6, que previne a perda de memória. É digestivo, pois estimula a vesícula a liberar a bile, que atua no processamento das gorduras.

Brócolis - Cozidos no vapor ajudam a manter seus componentes nutricionais. É um vegetal que inibe o desenvolvimento da bactéria H Pylori, uma das causas da gastrite e úlcera estomacal. Também conta com elementos fitoterápicos que combatem as células canceríginas.

Lembre-se: ao comprar o maço de folhas (seja qual for), é necessário verificar se estão bem verdes, limpas e brilhantes, se estão firmes e sem marcas de insetos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem que ter hortaliças nas refeições, ou não como. Se as pessoas soubessem como fazem bem essas folhinhas!
Helena