O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, esteve na tarde do último sábado (26) no município de Abaré, a 600km de Salvador, a convite do prefeito Delísio Oliveira (PMDB), como palestrante do II Seminário Municipal da Juventude voltado para Políticas Públicas, na quadra de esportes do distrito de Ibó.
Acompanhado do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) e do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), Geddel falou para mais de 1.200 jovens que participavam do evento. Ele discorreu sobre o papel do jovem na política brasileira e enfatizou as grandes mudanças ocorridas em diversas partes do mundo como fruto da luta da juventude, a exemplo das Barricadas de Paris, em maio de 1968, quando os jovens universitários da capital francesa protestavam contra a guerra do Vietnã, movimento que impulsionou diversas outras revoluções, fazendo deste ano um dos mais agitados do século XX.
Após uma grande explanação sobre o protagonismo do jovem nas mudanças acontecidas no mundo, Geddel destacou também a educação como fator importante para o desenvolvimento da juventude, enfatizando a inclusão do jovem no mercado e trabalho como um grande passo para o desenvolvimento no país, e agradeceu o convite ao prefeito Delísio.
“É sempre bom voltar à Abaré, cidade onde percebo o reconhecimento das pessoas pelo trabalho realizado quando estive à frente do Ministério da Integração”, disse, referindo-se à obras de implantação de abastecimento de água no município.
O deputado federal Lúcio Vieira Lima, que faz parte da bancada ruralista na Câmara Federal, realçou a importância do evento e disse que este é o primeiro passo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovens que vivem em municípios onde a agricultura é a principal economia. “A juventude de Abaré está me dando a oportunidade de falar sobre este tema tão importante na realidade do interior. A agricultura familiar, por exemplo, é um pilar para milhares de famílias em nosso Estado e estas questões de inserção do jovem na agricultura são de fundamental importância que sejam discutidas”, afirmou, lembrando também do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) como importante projeto do Governo Federal para o combate à entrada dos jovens na criminalidade.
Pedro Tavares, por sua vez, falou aos jovens presentes sobre o papel do parlamentar na sociedade, destacando a atividade do parlamento baiano como de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado.
O evento, que contou com apresentação de grupos de dança, teatro, capoeira e música, teve a presença também do professor adjunto da UFPE (Universidade Federal do Pernambuco), Biu Vicente. Ao final do seminário, foram sorteados notebooks para os participantes.Informações da Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário